
A prática de Mindfulness e meditação, seja durante a gestação, no pós-parto, durante qualquer fase da maternidade traz diversos benefícios para a mãe e para a criança. Conheça os principais a seguir!
Benefícios do mindfulness para mães exaustas
1. Redução do estresse e da ansiedade
A prática de Mindfulness ajuda a cultivar a consciência do momento presente, o que reduz drasticamente a ansiedade e o estresse, comuns principalmente durante a gestação e no pós-parto.
Mas que são sentimentos bem comuns na vida corrida de qualquer mãe moderna.
2. Melhora do sono
A atenção plena (Mindfulness) ajuda a relaxar o corpo e a mente, promovendo um sono mais reparador, mesmo que tenha menos horas de sono do que gostaria.
3. Aumento da conexão com o bebê:
Ao estar mais presente e consciente, a mãe pode fortalecer o vínculo com o bebê e ter uma experiência de maternidade mais plena.
4. Melhora da qualidade de vida:
A prática de Mindfulness contribui para uma maior sensação de bem-estar e felicidade, o que melhora a qualidade de vida da mãe.
5. Impacto positivo na saúde do bebê:
Estudos indicam que os bebês de mães que praticam Mindfulness podem ter uma melhor saúde e desenvolvimento.
6. Momento de autocuidado e mais autocompaixão:
Não adianta só se doar e não se cuidar. Se você não estiver bem mentalmente, isso também afetará sua família, principalmente as crianças.
Tire nem que seja um minuto, no horário que puder, para fazer uma meditação e ter esse tempo de recarregar suas baterias. Você merece e precisa. A prática ajudará também a se tratar com mais carinho e compaixão, a não se cobrar ou se criticar tanto.
7. Aumento da paciência:
Tooooda mãe precisa e muito, faz parte. A maternidade pode ser um desafio e a prática de Mindfulness pode ajudar a cultivar a paciência e a tolerância diante das situações que podem surgir. Te ajudará a criar um espaço entre o que pensa/sente e como age.
8. Melhora da capacidade de lidar com as emoções:
A prática de Mindfulness te ajuda a reconhecer e a lidar com as emoções de forma mais saudável, o que pode ser especialmente útil durante a maternidade, quando as emoções podem ser intensas.
9. Experiência de parto mais positiva:
Algumas pesquisas indicam que a prática de Mindfulness pode melhorar a forma como a mulher lida com as dores e desconfortos do parto, trazendo mais equilíbrio e autorregulação emocional no momento.
10. Prevenção e tratamento da depressão pós-parto:
O mindfulness pode ajudar a prevenir e tratar a depressão pós-parto, uma vez que a prática pode reduzir a ansiedade e promover uma maior sensação de bem-estar.
As crianças são muito influenciadas pela forma que vivemos. Quando vemos uma criança ansiosa, provavelmente alguém em casa é assim também.
Vejo muito isso quando pais me procuram para seus filhos começarem a meditar. Não adianta tratar apenas as crianças ansiosas e não os pais ansiosos.
Comece por você, cuidando da saúde mental e emocional. Assim, todo mundo ganha. @luizabittencourtmindful
Acompanhe o nosso WhatsApp
Quer receber as últimas dicas e matérias incríveis de Boa Forma direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.