Mindfulness é mesmo eficaz para emagrecer, afirma a ciência

Revisão de estudos mostra que a técnica é boa para perder peso a longo prazo

Por Redação BOA FORMA - Atualizado em 17 fev 2020, 14h58 - Publicado em 27 nov 2017, 14h41

Cada vez mais se ouve falar em mindfulness, técnica de meditação que prega o foco no presente. O método já se mostrou vantajoso para quem tem depressão, ansiedade e até para praticantes de esportes. E o número de evidências de que essa é uma arma poderosa contra a obesidade também vem crescendo.

No último dia 23 de outubro, pesquisadores da Universidade McGill, no Canadá, publicaram no periódico científico Obesity Reviews uma revisão de 19 estudos que aponta a mindfulness como uma boa saída para quem precisa emagrecer.

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Segundo os experts canadenses, intervenções baseadas na atenção plena têm efeito moderado na perda de peso, mas são muito eficazes em afastar hábitos alimentares que levam à obesidade.

Nos artigos analisados, notou-se que, em comparação a pessoas que tentam emagrecer só com dieta e exercício, os adeptos da técnica de meditação perderam menos peso logo após o término dos trabalhos. No entanto, quem continuou a praticar mindfulness manteve o ritmo de emagrecimento, enquanto aqueles que enxugaram medidas por meio dos procedimentos tradicionais ganharam quilos novamente.

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Para Kimberly Carrière, uma das autoras da investigação, esses resultados são encorajadores e “ressaltam o potencial do treinamento mindfulness para ajudar na perda de peso”. Mas, segundo ela, são necessárias mais pesquisas para investigar a fundo o verdadeiro poder dessa técnica na adoção de um estilo de vida saudável.

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