Imagem Blog

Tudo sobre Mindfulness, por Luiza Bittencourt

Continua após publicidade

Mindfulness e Câncer

Por Luiza Bittencourt
24 out 2023, 16h40
mindfulness e câncer
 (freepik/Freepik)
Continua após publicidade

Neste mês de Outubro Rosa, decidi falar um pouquinho sobre como a prática regular de Mindfulness pode beneficiar pacientes com câncer ou em recuperação. O que é Mindfulness? Traduzindo: é uma forma de viver, estar em atenção plena, consciente do momento presente sem julgamentos. De acordo com o instituto Breast Cancer Care, Mindfulness é uma atitude, uma maneira de prestar atenção a si mesmo e encontrar uma maneira de regular seus pensamentos e emoções.

Claro que vamos ter pensamentos negativos, vamos sentir tristeza, raiva, frustração medo… somos seres humanos. Mas vamos aprender a ter mais equilíbrio emocional e não seremos mais levados por nossos pensamentos e emoções. É viver apesar deles e não em função deles.

Estudos do Breast Cancer Research Foundation mostram a redução do estresse com a prática de Mindfulness e isso pode ser eficaz no alívio da ansiedade e da depressão, diminuindo os efeitos colaterais emocionais e físicos de longo prazo dos tratamentos, melhorando a qualidade do sono em pacientes com câncer de mama.

Outro estudo, publicado na Breast Cancer Research and Treatment, afirma que intervenções rápidas de Atenção Plena podem beneficiar mulheres que são submetidas a biópsias da mama. A pesquisa avaliou 82 mulheres submetidas à biópsia de fragmento guiada por ultrassonografia. Metade praticou Mindfulness, enquanto outras receberam cuidados padrão.

As pacientes foram orientadas por áudio e vídeos com dicas de como praticar. Os resultados mostraram que elas tiveram níveis reduzidos de estresse, pressão arterial, frequência cardíaca e saturação de oxigênio. Ao serem questionadas sobre a utilidade da intervenção de Mndfulness, 87% das participantes consideraram a estratégia muito ou extremamente útil. Incrível, né?

Continua após a publicidade

Outro estudo (dinamarquês), publicado no Journal Of Clinical Oncology, que diz que a terapia cognitiva baseada em Mindfulness pode ajudar a aliviar a dor que muitas mulheres continuam a ter meses e anos após o tratamento do câncer de mama ser concluído.

Nesta pesquisa, foram analisadas pacientes que passaram por diversos tipos de tratamento, como mastectomia, quimioterapia, reconstrução mamária e terapia hormonal. Elas foram divididas em dois grupos, um que fazia Mindfulness e outro que não.

As mulheres que participaram do programa de terapia cognitiva baseada em Mindfulness relataram ter: menos dor severa; mais qualidade de vida, usar menos remédios para dor.

Muitos estudos científicos têm deixado cada vez mais claros os efeitos positivos da prática da Mindfulness em pessoas sendo tratadas para o câncer. Os benefícios são de vários níveis, como melhora no estado de humor (menos risco de depressão), na qualidade do sono (a insônia é muito comum em pacientes com câncer) e efeitos na redução do estresse em geral.

Continua após a publicidade

Isso afeta positivamente o sistema imunológico desses pacientes, pois sabidamente estados de ansiedade e depressão podem afetar a resposta imunológica.

Com tantas pesquisas e estudos comprovandos os benefícios, diversos centros de oncologia em hospitais no Brasil e no mundo têm oferecido treinamento em Mindfulness para seus pacientes, inclusive durante os períodos de internação (Em São Paulo, Rio de Janeiro, Madrid, Calgary, etc.).

Já tive essa experiência de práticas regulares de Mindfulness em uma clínica oncológica e os resultados realmente são animadores. Melhoram imensamente a qualidade de vida das pessoas. Coloque na sua rotina, é mais simples do que imagina. Quer dicas de como fazer isso de forma leve? Siga @mindful.luizabittencourt

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.