Imagem Blog

Terapia e felicidade, com Priscila Conte Vieira

A psicóloga Priscila Conte Vieira (CRP 08/30418), especialista em psicologia positiva, auxilia você a ter uma vida mais leve e mais feliz!
Continua após publicidade

O que podemos aprender com o livro Hábitos Atômicos?

Por Priscila Conte Vieira
Atualizado em 5 Maio 2023, 14h20 - Publicado em 6 Maio 2023, 08h00

Ano passado eu li o livro Hábitos Atômicos de James Clear e ele mudou várias concepções na minha cabeça. Acho ele um livro importante para todas as pessoas e por isso escolhi compartilhar com vocês alguns dos meus ensinamentos! 

Um dos principais pontos do livro é a importância de criar hábitos atômicos, ou seja, hábitos simples e pequenos o suficiente para serem incorporados facilmente na rotina e também poderosos o suficiente para gerar resultados significativos a longo prazo. 

Para você começar a implementar hoje mesmo, escolha um hábito simples e fácil de incorporar no seu dia a dia, mesmo que você queira mudar vários hábitos ou implementar muitos novos, comece apenas por 1. Por exemplo, separe 10 minutos todos os dias para meditar, ou beber um copo de água logo ao acordar. Com o tempo, você pode aumentar o tempo de meditação ou adicionar outros hábitos saudáveis ​​à sua rotina.

Uma das maiores dificuldades na criação de hábitos para todas as pessoas é a falta de consistência. É fácil se sentir motivado no começo, mas com o passar do tempo, a motivação vai diminuindo e o hábito pode se tornar difícil de manter ou até mesmo deixado de lado. Para enfrentar essa dificuldade, é importante manter o foco no processo, em vez de nos resultados imediatos. Portanto, se comprometa com o hábito e consigo mesmo, até quando não sentir vontade, e celebre as pequenas vitórias ao longo do caminho.

Outra dificuldade é a resistência mental à mudança. Lá vem aquelas pessoas falarem “eu nunca consigo mesmo, nem vou tentar” ou “eu nunca termino o que começo, sou um desistente”…. Mudar hábitos exige esforço e disciplina, e pode ser fácil desistir diante das primeiras dificuldades.

Para enfrentar isso, é importante reconhecer que a mudança de hábitos é um processo gradual e que leva tempo (infelizmente não tem fórmula mágica!!!). Não se culpe por falhar, mas sim aprenda com as falhas e continue trabalhando em direção ao seu objetivo, um pouco todos os dias é melhor do que muito de vez em quando. 

Continua após a publicidade

Também é importante lembrar que criar hábitos é um processo individual e subjetivo para cada pessoa. O que funciona para um pode não funcionar para outro. Experimente diferentes estratégias e encontre a que melhor se adapta a você!

O livro ensina que pequenas mudanças na rotina podem ter um grande impacto na vida. Comece hoje mesmo a criar hábitos simples e celebre as pequenas vitórias ao longo do caminho.

Enfrente as dificuldades com foco no processo e aprenda com as falhas. Encontre a estratégia que melhor se adapta à sua rotina e estilo de vida e continue trabalhando em direção aos seus objetivos, afinal, se você está disposto a mudar, desistir não é uma opção!!

Para te auxiliar nessa jornada, vou te passar 5 ferramentas do livro úteis para implementar bons hábitos:

1
Continua após a publicidade

 

 

Identifique e estabeleça seus valores e objetivos

É importante ter clareza sobre seus valores e objetivos, para que possa criar hábitos que estejam alinhados com eles. Quando os hábitos estão em sintonia com seus valores e objetivos, é mais fácil manter a motivação e a consistência.

2

 

 

Crie um plano de ação

O autor sugere a criação de um plano de ação detalhado, que inclua o quê, onde, quando e como você irá implementar o hábito. Isso torna mais fácil seguir o plano e reduz as chances de procrastinação.

3
Continua após a publicidade

 

 

Use o poder da gratificação instantânea

A gratificação instantânea é uma ferramenta poderosa para criar hábitos. Quando você se recompensa imediatamente após realizar um hábito, é mais provável que continue fazendo-o. Por exemplo, se você quer criar o hábito de fazer exercícios pela manhã, recompense-se com um café da manhã saudável logo após o treino.

4

Reduza a fricção

A fricção é a resistência que sentimos para fazer algo. Quando há muita fricção, é mais difícil criar um hábito. Para reduzir a fricção, é possível tornar o hábito mais fácil de ser realizado, mudando a localização dos objetos ou criando um ambiente que incentive a prática do hábito. (Ex: deixar o celular longe para ficar difícil voltar a dormir, deixar a roupa de treino já separada…)

5
Continua após a publicidade

Pratique a gratidão

A gratidão pode ajudar a criar hábitos duradouros, porque nos ajuda a focar nas coisas positivas. Quando estamos gratos, é mais fácil encontrar motivação para fazer o que é necessário.

Vamos juntos nessa jornada! Ficou curioso para ler o livro?

Hábitos Atômicos - James Clear

Livro Hábitos Atômicos

_______________________________________________________________________

Continua após a publicidade

Oi, eu me chamo Priscila Conte Vieira, mas pode me chamar de Pri! Sou psicóloga, palestrante e mentora. Atuo na psicologia clínica, sou especialista em Psicologia Positiva, pós graduanda em Terapia Cognitivo Comportamental, master em autoconhecimento, coach de vida, practitioner em PNL e também criadora do Podcast Respira, não pira (que tal dar uma conferida lá no Spotify?!)

Estarei por aqui todas as semanas, abordando temas da Psicologia Positiva, felicidade, bem-estar e os auxiliando a serem as suas melhores versões, por meio do autoconhecimento e florescimento. Para saber mais sobre mim e me acompanhar no dia a dia, é só me seguir no Instagram! Estou por lá como @psi.priscilaconte Te vejo no próximo Sábado! Até mais <3 

Publicidade