Batata-doce: a água do cozimento pode ser aliada na perda de peso

Você já leu aqui que pode comer até as folhas do tubérculo. Agora, novos benefícios o fizeram se tornar um aliado do emagrecimento ainda mais forte

Por Cristina Nabuco Atualizado em 6 mar 2017, 17h14 - Publicado em 6 mar 2017, 14h08

Quanto mais os cientistas avaliam a batata-doce, mais benefícios descobrem. A novidade é que a água do cozimento ajuda na redução de peso, de acordo com um estudo da Organização Nacional de Agricultura e Pesquisa Alimentar, no Japão. O líquido concentra os peptídeos – biomoléculas provenientes da proteína da batata (sim, ela tem proteína!) – que evitam o pico de açúcar no sangue e, com isso, impedem que o organismo estoque mais gordura.

Veja também: Aprenda como cozinhar batata-doce da forma correta

O teste foi feito em camundongos: as proteínas extraídas da água, mesmo combinadas a uma dieta gordurosa, levaram a uma redução do tecido adiposo. Ainda falta conferir o resultado em seres humanos, mas a nutricionista Gabrielle Gonçalves, da Clínica Dra. Caroline Frota, no Rio de Janeiro, sugere usar a água no preparo de sopas e sucos. “O amido resistente que sobra no líquido, além de atrair as moléculas de açúcar e gordura, melhora a saúde do intestino. Aí há um menor risco de processos inflamatórios e de ganho de peso.”

 

  • Continua após a publicidade
    Publicidade