Estratégias de mindful eating para comer com mais consciência

O método preza pela conexão entre mente e corpo e, assim, construir uma relação mais saudável com os alimentos

Por Manuela Biz e Amanda Panteri 15 jul 2018, 13h32

Não conseguir emagrecer talvez seja só coisa da sua cabeça. Mesmo! Na contramão das dietas tradicionais, em que os alimentos são controlados ou impostos, o método mindful eating ajuda a conectar mente e corpo e, assim, construir uma relação mais saudável com a comida.

“A gente se distrai tanto durante as refeições (com conversas, o celular…) que não presta atenção nos sinais do corpo. Aí confunde a fome emocional com a física, não nota a saciedade e segue comendo de forma compulsiva”, explica a nutricionista Cynthia Antonaccio, coautora do livro Mindful Eating, Comer com Atenção Plena (revista SAÚDE/Editora Abril, R$ 29,90).

  • Quando for ao restaurante, antes de fazer o pedido ou encarar o bufê, avalie o tamanho da sua fome. Você precisa de um prato leve ou reforçado? Está de TPM e quer uma sobremesa, então ok ir de salada como prato principal? A partir das respostas, escolha o prato sem culpa. Se der vontade de continuar, lembre-se de um dia em que exagerou e se sentiu mal. Você vai sacar que não vale a pena.

    Publicidade