Mindfulness é mesmo eficaz para emagrecer, afirma a ciência

Revisão de estudos mostra que a técnica é boa para perder peso a longo prazo

Por Redação BOA FORMA
Atualizado em 21 out 2024, 17h30 - Publicado em 27 nov 2017, 14h41
Mulher meditando com caneca de suco do lado
 (galitskaya/Thinkstock/Getty Images)
Continua após publicidade

Cada vez mais se ouve falar em mindfulness, técnica de meditação que prega o foco no presente. O método já se mostrou vantajoso para quem tem depressão, ansiedade e até para praticantes de esportes. E o número de evidências de que essa é uma arma poderosa contra a obesidade também vem crescendo.

No último dia 23 de outubro, pesquisadores da Universidade McGill, no Canadá, publicaram no periódico científico Obesity Reviews uma revisão de 19 estudos que aponta a mindfulness como uma boa saída para quem precisa emagrecer.

Leia mais: Especialista ensina como usar mindfulness na refeição e emagrecer

Segundo os experts canadenses, intervenções baseadas na atenção plena têm efeito moderado na perda de peso, mas são muito eficazes em afastar hábitos alimentares que levam à obesidade.

Nos artigos analisados, notou-se que, em comparação a pessoas que tentam emagrecer só com dieta e exercício, os adeptos da técnica de meditação perderam menos peso logo após o término dos trabalhos. No entanto, quem continuou a praticar mindfulness manteve o ritmo de emagrecimento, enquanto aqueles que enxugaram medidas por meio dos procedimentos tradicionais ganharam quilos novamente.

Fique por dentro: Aplique o método mindfulness enquanto você come e emagreça

Para Kimberly Carrière, uma das autoras da investigação, esses resultados são encorajadores e “ressaltam o potencial do treinamento mindfulness para ajudar na perda de peso”. Mas, segundo ela, são necessárias mais pesquisas para investigar a fundo o verdadeiro poder dessa técnica na adoção de um estilo de vida saudável.

Continua após a publicidade

Assine nossa newsletter e fique por dentro das últimas notícias de BOA FORMA

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.