Mindfulness: o método pode ajudar até quem tem depressão

Um novo estudo americano constatou que a técnica ajuda a afastar pensamentos negativos

Por Redação Boa Forma - Atualizado em 27 nov 2017, 15h24 - Publicado em 24 nov 2016, 16h56

Cada vez mais estudos desvendam os benefícios da minfulness – uma espécie de meditação em que o indivíduo se concentra ao máximo naquilo que está fazendo e sentindo no presente. Recentemente, uma pesquisa da Universidade do Estado de Michigan, nos Estados Unidos, mostrou que o método ajuda as pessoas a lidarem melhor com as emoções; e outros trabalhos já apontaram que, a partir dessa técnica, dá até para emagrecer.

Leia também: A técnica mindfulness vai te ajudar a controlar a fome

Agora, um estudo da Universidade Harvard, também em solo americano, sugere que praticar a mindfulness pode ser uma saída para afastar pensamentos negativos. E, segundo a investigação, isso vale até para quem sofre com a depressão, doença em que o sentimento de tristeza prevalece na maior parte do tempo.

Após acompanhar por oito semanas 40 participantes com quadros de depressão leve a severa, os cientistas notaram que aqueles que fizeram a técnica de meditação conseguiram evitar as ideias ruins. Segundo os autores do artigo, essa é a primeira evidência de que a mindfulness é capaz de combater pensamentos negativos e que isso está relacionado, de alguma forma, com o tratamento da tristeza profunda.

E mais: A depressão pelos olhos de quem teve a doença

É claro que mais estudos serão feitos para validar os achados do levantamento americano, mas esses resultados mostram que, no futuro, os pacientes depressivos poderão contar com mais uma opção de tratamento – que não envolve tomar mais cápsulas de remédio. Ainda bem!

Continua após a publicidade
Publicidade