Prefira batata frita quando for sair da dieta

Estudo revela que a batata, inclusive na versão frita, é uma boa opção para saciar a fome nos dias em que fugir do regime

Por Caroline Randmer - Atualizado em 3 jan 2017, 16h33 - Publicado em 3 jan 2017, 15h58

Imagine a seguinte situação: você decidiu dar uma pulada de cerca na dieta e, na sua frente, está um prato de massa e uma porção de batata frita. E aí? Qual você escolheria? A ciência diz que você deveria optar pela segunda.

Sim, se deliciar com as batatas é melhor do que saborear um prato de macarrão!

Leia mais: 10 pizzas fit para curtir as férias sem culpa

Para sanar essa dúvida, pesquisadores britânicos do Leatherhead Food Research forneceram a algumas pessoas, durante cinco dias, café da manhã, almoço à base de carboidratos e jantar.

A primeira e a última refeição do dia foram as mesmas durante todo o período do estudo. Já o almoço, apesar de sempre apresentar o número de calorias semelhante, variava de acordo com o dia: em alguns os participantes recebiam almôndegas, salada e um prato de macarrão e em outros recebiam almôndegas, salada e um prato de batatas (fritas, assadas ou em forma de purê).

Continua após a publicidade

Veja também: Dormir mal faz você comer 385 calorias a mais no dia seguinte

Durante as tardes, todos foram entrevistados e, nos dias em que comeram batata frita, relataram estar mais satisfeitos quando comparado aos outros dias.

E a boa notícia não para por aí: apesar de não ter sido mensurado, os estudiosos acreditam que consumir a porção de fritura faz com que tenhamos menos fome no jantar, evitando um consumo de calorias excessivo antes de ir para a cama.

Leia mais: Cortar gordura não é mais uma boa estratégia para emagrecer

Apesar do achado científico, não pense que as frituras são mocinhas na dieta! Na verdade, elas devem ficar fora do cardápio diário na maior parte do tempo para o bem da sua saúde (já que elas aumentam a pressão arterial e o nível de colesterol) e da sua silhueta.

Continua após a publicidade
Publicidade