Ranking: as melhores dietas para seguir em 2018

Relatório americano lista os planos alimentares que serão destaque neste ano

Por Redação BOA FORMA
Atualizado em 21 out 2024, 17h41 - Publicado em 4 jan 2018, 17h18
Salada mediterrânea
A mediterrânea é considerada a melhor dieta pelo ranking da U.S. News & World Report. (leskas/Thinkstock/Getty Images)
Continua após publicidade

Todo ano, conceituados médicos e nutricionistas americanos analisam os planos alimentares que serão destaque nos próximos doze meses entre a população dos Estados Unidos. As avaliações dão origem ao ranking Melhores Dietas, divulgado pela empresa de comunicação U.S. News & World Report. A edição de 2018 foi publicada nesta quarta-feira (3) e traz boas novidades.

Pela primeira vez, a dieta mediterrânea empatou em primeiro lugar com a dieta Dash na categoria Melhores Dietas em Geral. O programa que visa combater a hipertensão e proteger o coração sempre leva a melhor na lista. Mas, segundo os especialistas, o estilo de alimentação característico de países mediterrâneos, como Espanha e Grécia, aumenta a longevidade e ajuda a prevenir uma série de doenças crônicas.

A terceira posição do ranking geral ficou com a dieta flex, que reduz a proteína animal e aumenta o consumo de itens vegetais a fim de reduzir peso e melhorar a saúde. O quarto lugar ficou com o programa Vigilantes do Peso, que também se destaca nas categorias Melhores Dietas para Perda de Peso (1º lugar), Melhores Dietas para Perda de Peso Rápido (empatado em 1º lugar com a dieta HMR, que visa o emagrecimento e o fim do efeito sanfona a partir de substituições de refeições e maior ingestão de frutas e verduras) e Melhores Dietas Comerciais (1º lugar).

Novas no pedaço

Neste ano, dois novos modelos alimentares foram ranqueados: a dieta Keto e a “Nutritariana”. A primeira tem como proposta eliminar os quilos extras rapidamente e também melhorar o humor, o foco e a energia – tudo isso por meio de um cardápio com pouco carboidrato e mais gordura. Já a segunda busca garantir um processo de emagrecimento sem contar calorias e com alta ingestão de alimentos integrais e ricos em nutrientes.

Plant-based

A U.S. News & World Report também elencou os melhores planos alimentares plant-based, isto é, que promovem uma alimentação mais natural. Em primeiro lugar ficou a dieta mediterrânea; em segundo, a dieta flex; e, em terceiro, a dieta Ornish, cuja intenção é fazer você “se sentir melhor, viver mais, perder peso e ganhar saúde”.

Continua após a publicidade

Assine nossa newsletter e fique por dentro das últimas notícias de BOA FORMA

A melhor dieta para você

Antes de escolher um desses programas para seguir, lembre-se de que a melhor dieta é aquela que se adequa ao seu organismo e à sua rotina. Mais: a orientação e o acompanhamento de um um nutricionista ou nutrólogo são fundamentais para o plano dar certo e ser sustentável.

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.