Calcinhas menstruais: o que você precisa saber para começar a usar

As calcinhas menstruais são uma alternativa mais confortável e ecológica para os tradicionais absorventes. Confira tudo sobre as peças!

Por Ana Paula Ferreira
Atualizado em 21 out 2024, 16h39 - Publicado em 29 ago 2023, 10h00
Saiba como usar as calcinhas menstruais
Saiba como usar as calcinhas menstruais (Master1305/Freepik)
Continua após publicidade

As calcinhas menstruais são mais uma opção para pessoas que menstruam passarem pelos dias de sangramento com conforto e segurança.

De acordo com Juliana Sperandio, ginecologista parceira da marca Pantys, elas podem ser excelentes alternativas para quem:

  • Tem alguma alergia ou irritação a absorventes comuns;
  • Está ou tem doenças específicas em tratamento, como vaginismo, dor pélvica crônica, endometriose, corrimentos vaginais, que podem piorar com o uso de produtos de higiene menstrual intravaginais (como absorventes internos, coletor menstrual e discos menstruais).

A seguir, a profissional apontou tudo o que é preciso saber antes de começar a usar uma calcinha menstrual.

Como escolher a calcinha menstrual?

Como explica Juliana, o primeiro passo para escolher uma calcinha menstrual é conhecer seu fluxo, levando em consideração a duração, o padrão e a intensidade do sangramento.

“Existem aplicativos que podem te ajudar a anotar seus padrões menstruais, ou mesmo o bloco de notas do celular funciona”, ela sugere.

E continua: “Uma maneira de estimar seu fluxo (leve moderado ou intenso) é anotar quantos absorventes comuns você trocaria durante aquele dia e se existem coágulos e/ou escapes de menstruação durante o uso. Assim, conseguimos estimar o fluxo”.

Continua após a publicidade

A partir disso, será possível entender qual tipo de calcinha se adequa melhor para seu caso.

Quando trocar e higienizar?

De maneira geral, as calcinhas para menstruação devem ser trocadas, ao menos, uma vez ao dia.

“O parâmetro para troca durante o dia deve ser quando você começar a senti-la molhada”, orienta a profissional.

Já a higienização deve ser feita com água corrente e produtos de higienização neutros e/ou próprios para cada marca.

A profissional ressalta que é muito importante colocá-las para secar fora de banheiros ou ambiente úmidos, para reduzir a chance de proliferação de bactérias e fungos.

Continua após a publicidade

Todo mundo pode usar?

Sim, mas, segundo Juliana, há um porém:

“Se higienizadas de forma incorreta ou não forem trocadas periodicamente, elas podem predispor infecções vaginais, as vulvovaginites”.

Sendo assim, é importante que a pessoa que quiser usar essa opção nos dias de sangramento lave a peça da forma certa e não ultrapasse o tempo indicado por cada marca.

Ela ressalta, contudo, que cada pessoa que menstrua é única.

“Se você fizer uso de algum produto de higiene menstrual e tiver algum tipo de desconforto ou alergia, vale a pena conversar com sua ginecologista para avaliarem possíveis causas e necessidade de troca”, orienta a médica.

Continua após a publicidade

5 marcas de calcinhas menstruais

Hoje em dia é possível encontrar os mais variados tipos e modelos de calcinhas menstruais à venda na internet. Para ajudá-la, testamos as peças de cinco marcas diferentes. Confira a seguir o que foi dito sobre cada uma delas!

Quem testou:

Larissa Serpa, 33 anos, fluxo intenso;

Vitória Panza, 32 anos, fluxo moderado;

Mauren Villalobos, 24 anos, fluxo intenso;

Mariana Fonseca, 30 anos, fluxo moderado;

Continua após a publicidade

Mayara Grancieri, 32 anos, fluxo moderado.

.

Herself

Larissa: “Eu amei. O tecido é super macio e tem uma ótima absorção. Eu já tive outras calcinhas menstruais de outras marcas e achei essa a mais confortável. A única questão é que eu tenho que trocar a calcinha com mais frequência pra evitar vazamentos mas isso já é indicado para qualquer caso de pessoa com o fluxo muito intenso, como o meu. O que eu mais amei é que a marca tem uma pegada de moda muito forte, então não são só calcinhas ‘de vó’, você ainda se sente bonita com elas. E também tem biquinis e maiôs… Enfim, perfeitas!”

Calcinha absorvente tanga

calcinha herself

Com cintura baixa e tiras nas laterais, a Calcinha Absorvente Tanga é tão discreta e fininha que é amor à primeira vista. Sendo assim, ideal para aqueles dias de fluxo leve até dias de fluxos mais intensos. Acima de tudo, você terá mais liberdade, conforto e sustentabilidade com este modelo que é o preferido de quem busca calcinhas menores.

Libresse

Vitória: “Achei muito bonita e com ótima absorção. Usei no primeiro dia de fluxo. Dormi a noite toda e não vazou nada. A única questão para mim é que eu gostaria que a parte que absorve fosse maior, mais comprida, como um absorvente noturno. Mas de resto, gostei e me surpreendeu muito”.

Continua após a publicidade

Mauren: “Segurou bem o sangue e achei bem confortável. É bem fácil para lavar no banho.”

Calcinha absorvente lavável

.

Calcinha absorvente lavável para fluxos moderados, com até 8 horas de proteção. Possui três camadas, controle de odores e máxima proteção e absorção. Indicada para até 50 lavagens: na máquina ou lavada à mão em água fria.

 

 

Hope

Mariana: “Ainda estou com fluxo leve, então ela aguentou bem – em dias de fluxo maior preciso testar ainda. Achei ela muito grande na parte de trás. Usei com vestido soltinho e ela marcou um pouco, então acho que poderia ser mais discretinha. Tirando isso, achei bem confortável. Fiquei com ela o dia todo e foi bem tranquilo.”

Vitória: “Nota 10/10. Ela absorve bem e é linda. Usei por umas quatro horas seguidas, mesmo sendo um dia de fluxo alto, e suportou bem. Também acho que poderia ter o espaço de absorção um pouco mais comprido. Mas de resto, gostei e me surpreendeu muito.”

Calcinha absorvente modelo Flow - Fluxo noturno

.

Calcinha absorvente modelo cintura alta, com cós em elástico decorado, laterais largas, modelagem ampla e área de absorção maior para uso noturno. Dura cerca de 50 lavagens (aproximadamente 2 anos).

Intimus

Mariana: “Diferente da maioria que tem o tecido mais sintético, ela é de algodão, isso é bom! Acho que a parte de trás poderia ser um pouquinho menor, mas no geral eu gostei dela”.

Calcinha absorvente bikini

.

Calcinha absorvente feita a partir de camadas que absorvem o fluxo menstrual. Com tecnologia antibacteriana e controle de odores.
Modelo bikini, pensado para dias de fluxo leve a moderado.

Pantys

Mariana: “Acho um tamanho dela ótimo. É super discreta e confortável. Não uso o dia todo porque fico com medo de vazar. Então, começo o dia com um absorvente interno junto e depois do almoço fico só com ela, mas ela aguenta o fluxo moderado por pelo menos umas sete horas. Uso para trabalhar e nunca vazou”.

Mauren: “Gostei dela. Achei a peça confortável e não vazou nada”.

Calcinha absorvente fluxo intenso - modelo Cozy

.

Calcinha menstrual de modelo para fluxo intenso. Pode ser usadas por até 12 horas seguidas, de acordo com a intensidade do fluxo.

Korui

Mayara: “Além de me sentir sequinha e segura, achei bem confortável. Dá para sentir que faz a absorção e, por ser preta, fica quase que imperceptível. Meu fluxo é moderado e ela super segurou por seis horas sem vazar nada”.

Mauren: “Usei para dormir e foi incrível. Não vazou, segurou bem”.

Calcinha absorvente Bela Gil - Preta e branca

.

Calcinha menstrual sustentável, feita de papel e impressa com tintas de base vegetal. Em dias de fluxo leve a moderado, funciona sem qualquer proteção adicional. Para dias de fluxo intenso, atua como segurança extra ao uso de absorventes ou coletores menstruais.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.