Continua após publicidade

Dores nas articulações: 5 dicas para prevenir

Atividade física e boa postura são dois cuidados que ajudam a prevenir as dores articulares. Veja outros!

Por Juliany Rodrigues
Atualizado em 4 dez 2023, 15h55 - Publicado em 28 nov 2023, 16h10

A dor, especialmente nas articulações, pode atrapalhar (e muito) a qualidade de vida da pessoa afetada, atrapalhando as atividades diárias, a mobilidade, o sono e outros aspectos emocionais.

O tratamento adequado, incluindo exercícios, medicação e terapias, é essencial para lidar com esse desconforto. No entanto, a prevenção ainda é um dos principais cuidados para manter a saúde diante de condições que causam dor, afirma o Dr. Luiz Felipe Carvalho, médico ortopedista e especialista em tratamentos de dor.

“A prevenção das dores nas articulações é fundamental para preservar a saúde e o bem-estar e, mesmo que haja predisposição ou condições anteriores, os cuidados preventivos têm um grande impacto positivo”, diz ele.

Continua após a publicidade

COMO SURGEM AS DORES NAS ARTICULAÇÕES?

“A dor pode surgir de inúmeros fatores, mas ela sempre está ligada a aspectos físicos, lesões, doenças ou outras condições, e mentais, a percepção da dor. Ambos podem ser modulados pelos tratamentos disponíveis ou prevenidos com alguns cuidados específicos”, lista o médico.

DICAS PARA PREVENIR DORES NAS ARTICULAÇÕES

1. Pratique exercícios físicos regulares: “Pratique atividades físicas de baixo impacto para fortalecer os músculos da região das articulações, como natação ou caminhadas. Isso ajuda a fornecer um maior suporte a local”, aconselha o ortopedista.

2. Mantenha uma boa postura: Ao sentar, levantar, carregar pesos ou ficar muito tempo na frente do computador trabalhando, certifique-se de manter uma postura adequada, para diminuir a pressão nas articulações, principalmente, da coluna e dos joelhos.

Continua após a publicidade

3. Evite movimentos repetitivos: Movimentos repetitivos, entre eles, digitar, costurar e escrever, podem provocar lesões. Por esse motivo, o Dr. Luiz recomenda fazer pausas e alternar as atividades para evitar o desgaste exagerado das articulações.

4. Garanta a proteção em atividades físicas: “Use equipamentos de proteção, como joelheiras ou cotoveleiras, ao praticar esportes que possam causar impacto nas articulações”.

5. Consulte um profissional: Um bom acompanhamento médico e check-ups periódicos são essenciais para garantir a detecção precoce de problemas articulares e a adoção das medidas terapêuticas corretas, evitando que as dores evoluam.

Continua após a publicidade
Publicidade