3 passos para relaxar e dormir melhor

Está difícil desligar a mente? A gente ensina uma meditação (poderosa!) para você relaxar e pegar no sono

Por Juliana Mesquita (colaboradora) - Atualizado em 27 out 2016, 20h27 - Publicado em 8 jul 2015, 06h00

Se você fica horas rolando na cama até conseguir pegar no sono, tente reservar um tempinho do dia para meditar. Um estudo recente da Universidade da Califórnia, em Los Angeles (EUA), comprovou o efeito positivo de acalmar a mente para driblar a insônia. O trabalho selecionou 49 adultos com dificuldade para dormir e os dividiu em dois grupos: um praticou meditação mindfulness (focada na respiração e em trazer os pensamentos para o momento presente) e o outro adotou práticas de higiene do sono (como deitar e levantar sempre no mesmo horário e dormir em local silencioso). Durante dois meses, as duas turmas se encontraram semanalmente para trocar impressões. Ao final, a primeira reportou melhora no sono, além de menos fadiga, dor e depressão do que a segunda. Quer fazer o teste? Siga os passos (ao lado) dos especialistas.

1. Reserve tempo

Comece meditando 20 minutos por dia, em qualquer horário, sentada em um lugar tranquilo e confortável ou caminhando em um local silencioso e seguro.

2. Escolha um foco

Pode ser uma palavra positiva ou uma frase importante para você. Repita-a enquanto inspira e expira calmamente, sentindo as sensações da respiração no corpo.

3. Relaxe

Quando perceber que a mente está dispersando, apenas traga-a de volta e, aos poucos, deixe os pensamentos irem embora.

Continua após a publicidade
Publicidade