5 dicas para melhorar a postura no home office

Para evitar dores durante o expediente e problemas a longo prazo, é essencial cuidar da coluna, do pescoço e dos ombros

Por Juliany Rodrigues
Atualizado em 21 out 2024, 16h33 - Publicado em 19 out 2022, 16h00
Homem com dor nas costas
 (Divulgação/Divulgação)
Continua após publicidade

O home office proporciona a liberdade de poder trabalhar de qualquer lugar, inclusive no conforto do lar. No entanto, é fundamental ter alguns cuidados para que esse modelo de trabalho não provoque dores no corpo associadas à má postura durante a rotina.

“A forma de sentar, permanecer muito tempo na mesma posição, e até mesmo a distância entre o computador e os braços, podem parecer detalhes insignificantes, mas, a longo prazo, podem sobrecarregar musculatura e articulações, gerando problemas como tendinite, bursite, artrose, entre outras doenças crônicas”, diz Pedro Coelho, profissional de educação física da TotalPass.

Com a intenção de reduzir os riscos de lesões em profissionais que trabalham na modalidade, o especialista listou cinco dicas para ajudar a manter a boa postura.

MANTENHA A ERGONOMIA FÍSICA

Homem trabalhando
(cottonbro/Pexels)


“É de extrema importância que as pessoas se atentem às condições ideais do mobiliário como mesa, cadeira e altura do computador ou notebook para evitar sobrecarga na lombar, pescoço e ombros”, afirma Coelho.

POSTURA ERETA

Cadeira, computadores e mesa de trabalho
(Sharad Kachhi/Pexels)
Continua após a publicidade


Os profissionais que ficam sentados por muito tempo precisam tomar cuidado com a postura na cadeira.

“Seja no sofá, cadeira ergonômica com ajustes de altura ou até mesmo em cadeiras comuns, a postura deve ser sempre a mesma. Lombar completamente apoiada e encostada, mantendo a coluna ereta com os ombros relaxados e levemente direcionados para trás, olhando para o centro da tela do computador, mantendo o pescoço ereto e braços em linha reta em relação ao teclado. Já a postura das pernas, o ideal é mantê-las afastadas, com os pés totalmente apoiados no chão e nunca cruzadas para não sobrecarregar os joelhos”, fala o especialista.

FAÇA ALONGAMENTO

Mulher se alongando
(EKATERINA BOLOVTSOVA/Pexels)


Para melhorar a postura de forma gradativa e eficiente, o alongamento é indicado, uma vez que ele auxilia, por exemplo, na descompressão dos músculos tensionados.

“Intercalar as atividades e fazer pausas regulares para caminhar por alguns minutos, esticar o corpo e até mesmo tomar um ar, são atitudes que ajudam a aliviar os músculos e articulações e evitam a fadiga ao fim do expediente”, pontua.

Continua após a publicidade

PRATIQUE ATIVIDADE FÍSICA

Mulher se exercitando em casa
(Marta Wave/Pexels)


A prática de exercícios físicos de forma regular é fundamental para manter a saúde do corpo.

“Músculos fortalecidos e alongados são fundamentais para manter a postura alinhada em diferentes posições e por longos períodos de tempo. Evitar o sedentarismo é um passo importante para garantir mais saúde e qualidade de vida dentro e fora do ambiente de trabalho”, conclui Pedro Coelho.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.