Tribulus terrestris: a planta que aumenta a libido
O suplemento é vendido apenas sob prescrição médica e também pode aumentar a massa magra
As plantas têm sido usadas com uma infinidade de objetivos na medicina há séculos. Porém, de tempos em tempos, uma “nova” planta se torna o destaque e a tendência nas redes sociais. É o caso do Tribulus terrestris, também conhecido como Gokshura ou Gokharu.
Essa planta, em específico, é utilizada há muito tempo nas medicinas indiana (o chamado ayurveda) e chinesa. Faz-se um pó com o extrato do seu fruto seco que é utilizado na produção de cápsulas ou tabletes suplementares. Até 2020, esses medicamentos eram vendidos livremente, e podiam ser consumidos sem a necessidade de prescrição médica.
No entanto, em 2021 a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) classificou o extrato de Tribulus terrestris como um medicamento fitoterápico. Isso significa que, atualmente, ele só pode ser comercializado se for produzido por indústrias farmacêuticas ou farmácias de manipulação devidamente regulamentadas e mediante prescrição médica.
QUAIS OS BENEFÍCIOS DO TRIBULUS TERRESTRIS
O Tribulus terrestris é uma planta bastante comum: cresce em partes da Europa, Ásia, África e Oriente Médio e é conhecidamente utilizada nas medicinas orientais há muitos séculos. Um dos seus principais benefícios, segundo essas práticas, têm relação com a libido feminina e a saúde cardíaca.
1Pode afetar a saúde do coração e os níveis de glicose no sangue
Um dos principais benefícios dessa planta é o seu efeito nos níveis de colesterol e de açúcar no sangue. Um estudo conduzido com 98 mulheres com diabetes tipo 2 mostrou que, após três meses consumindo 1000 mg por dia, esses marcadores diminuíram, em comparação com mulheres que tomaram placebos.
Outro estudo mostrou que a planta colabora para a redução dos níveis de açúcar no sangue, e ainda protege as veias de danos, prevenindo ainda contra o aumento do colesterol sanguíneo.
2Melhora a libido
Um dos mais conhecidos benefícios do Tribulus terrestris tem relação com o aumento da libido. Apesar de não existirem estudos que comprovem que a planta aumenta a testosterona no organismo (o que, por consequência, também melhoraria o desejo sexual), algumas pesquisas mostraram que homens com baixa libido viram um aumento de 79% no desejo sexual após o consumo do suplemento.
Fora isso, 67% das mulheres com libido muito baixa demonstraram um aumento no desejo sexual após consumirem suplementos de até 1500 mg por 90 dias. Outras pesquisas também comprovaram que a planta é bastante benéfica em tratar a falta de desejo e excitação nas mulheres, mas, em relação aos homens, o tratamento de disfunção erétil com a ajuda do suplemento ainda precisa de comprovação científica.
Aliás, a falta de estudos o suficiente a respeito dos efeitos da planta no corpo humano é o que limita o seu consumo e também restringe o uso para algumas questões específicas (principalmente relacionadas à sexualidade feminina).
Outros possíveis efeitos positivos do Tribulus terrestris que estão sendo estudados são:
- Pode agir como um diurético e melhorar a produção de urina
- Pode melhorar a imunidade
- Pode auxiliar no tratamento contra depressão
- Pode agir como um bom anti-inflamatório
TRIBULUS TERRESTRIS E GANHO DE MASSA
Outro uso conhecido na internet desse suplemento tem relação ao ganho de massa muscular. No entanto, da mesma forma como alguns dos benefícios acima, essa vantagem de consumo ainda precisa ser comprovada pela comunidade científica.
O extrato dessa planta é rico em um composto chamado protodioscina, da família das saponinas, um fito-hormônio que pode agir na modulação hormonal do corpo. De forma prática e resumida, ele atua na formação das células sanguíneas responsáveis pela oxigenação das células e desenvolvimento dos músculos.
Com isso, a planta pode melhorar o desempenho nos treinos, aumentando a disposição e a força e, por consequência, contribuindo para o aumento da massa magra.