4 dicas para você se desconectar neste carnaval

Passos para quem quer desacelerar na época do ano conhecida pela folia

Por Amanda Panteri Atualizado em 21 fev 2020, 14h14 - Publicado em 21 fev 2020, 14h13

Fevereiro é um mês de muita alegria e descontração. A lista de bloquinhos que se espalham pelas capitais e cidades do interior é enorme. Mas nem todo mundo acha graça na bagunça e nos excessos de carnaval.

  • Se você está mais para o segundo caso, não tem problema, você não é nenhum extraterrestre, não! Ficar em casa, viajar para uma fazenda ou até mesmo fazer um retiro podem ser ótimas opções. Vale também tentar se desconectar mais das redes sociais nessa época. Quer saber como? A coach especialista em desenvolvimento humano e mindfulness Vivian Wolff ajuda com algumas dicas:

    1 – Tente organizar a sua rotina 

    Hero Images/Getty Images

    Sabe aquele livro que você começou mas ainda não terminou, a máscara facial que está guardada no armário ou a série que está na sua lista do Netflix? Por que não colocar tudo em dia? “A resolução de aproveitar o período do carnaval para relaxar traz inúmeros benefícios. E o melhor: por ser um feriado longo (o maior do ano!), é possível tirar um tempo para ler, se cuidar ou até – porque não – aproveitar para arrumar a casa e mudar a energia dos seus cômodos”, fala a coach. Desperte a Marie Kondo que há em você!

    Vivian conta que, como ela não é muito fã do carnaval, reserva o tempo livre para resolver pequenas pendências da casa e das crianças. “Afinal, nas grandes cidades, as coisas continuam funcionando quase normalmente. Além disso, dedico um momento de qualidade para cuidar de mim. Dá tempo de malhar sem estresse e caprichar naquela boa máscara no rosto e no cabelo.”

    2 – Viaje

    Mulher viajando em meio a natureza
    jacoblund/Thinkstock/Getty Images

    Não há coisa melhor do que esquecer do celular quando você está em um lugar mais tranquilo e calmo, não é mesmo? Então, porque não ir para alguma fazenda ou praia? “Você pode viajar com amigos e dedicar mais tempo para fazer conexões significativas pessoalmente, em vez de atrás de uma tela. Sua verdadeira rede social está offline, e em dias sem horários e tarefas para cumprir, isso é uma delícia de fazer acontecer”, explica Vivian.

    Continua após a publicidade

    E, para isso, é muito importante de distanciar da poluição sonora e visual do carnaval. Estar entre as árvores, caminhar na grama… Esse contato refresca a mente, traz sensação de paz e tranquilidade, além de ser o ambiente ideal para você se conectar com você mesmo e desacelerar.

    3 – Medite

    Mulher meditando com caneca de suco do lado
    galitskaya/Thinkstock/Getty Images

    Há ainda a possibilidade de um retiro espiritual. Mas se você não está disposto a encarar o trânsito (a gente sabe, nessa época muita gente cai na estrada), vale começar a meditar onde você estiver. “Muitas instituições aproveitam o feriado e oferecem todo tipo de retiro. Contudo, se você ainda prefere ficar em casa, aplicativos como o Insight Timer são gratuitos e oferecem bons cursos para ampliar o autoconhecimento e iniciar a prática da meditação”, diz Vivian.

    Tente seguir estes passos, ensinados pelo professor de meditação Thi Arruda, de São Paulo, para começar a praticar sozinho:

    • Prepare-se: A atitude importa até quando você vai fazer algo sozinha, sabia? Por isso, um pouco antes de começar a sessão, coloque na cabeça que, em instantes, você vai se concentrar e conectar consigo mesma. Vale escolher um ambiente que te deixe confortável. “Pode até colocar uma música que você curta, como rock”, afirma Thiago Arruda.
    • Atente-se à postura: Busque um lugar firme e confortável para sentar, e que te deixe com a coluna o mais ereta possível. “Isso melhora a circulação e deixa a pessoa mais atenta”, explica o professor.
    • Escolha um ponto fixo: E concentre-se nele. Ao longo dos 15 minutos, volte para o ponto toda vez que perceber que seu pensamento está divagando.
    • Trabalhe a respiração: Agora, é hora de começar a gerenciar sua respiração. “Sempre com o nariz, inspire por 4 segundos, prenda o ar nos pulmões por mais 4 e solte em outros 4 também. O ritmo estabiliza emoções, aquieta pensamentos e traz mais concentração”, diz Thi Arruda. Com o tempo, vá aumentando os segundos que inspira, prende e solta na mesma proporção.
  • 4 – Faça um esforço (real) para ficar longe do celular

    Mulher digitando no celular
    diego_cervo/Thinkstock/Getty Images

    A gente sabe. Deixar o pequeno aparelhinho de lado é muito difícil. Mas não impossível! Defina um tempo razoável para ficar na internet durante o feriado. Quando esse tempo acabar, desligue todos os seus dispositivos eletrônicos e só volte a ligá-los no dia seguinte.

    Combinou de receber uns amigos em casa, ou jantar com o (a) crush? Tente não pegar o celular durante esse período. Além de ser mais educado, vai te fazer prestar mais atenção na conversa — e será muito divertido!

    Continua após a publicidade
    Publicidade