4 dicas para se desconectar neste Carnaval

Passos para quem quer desacelerar no feriado mais aguardado do ano

Por Amanda Panteri Atualizado em 28 jan 2021, 09h30 - Publicado em 12 fev 2021, 09h00

Mesmo sem Carnaval, o feriado mais aguardado dos brasileiros está chegando. Com ele, a oportunidade de relaxar e se reconectar depois de tantos meses de sentimentos intensos. Para te ajudar nesse processo, conversamos com uma especialista e separamos algumas dicas para se desconectar no Carnaval. Confira!

Dicas para se desconectar

Ficar em casa, viajar para uma fazenda ou até mesmo fazer um retiro podem ser ótimas opções. Vale também tentar se desconectar mais das redes sociais nessa época. Quer saber como? Veja, a seguir, as dicas da coach especialista em desenvolvimento humano e mindfulness Vivian Wolff!

1. Tente organizar a sua rotina

Imagem meramente ilustrativa mostra uma mulher de cabelos escuros tomando um banho de banheiro enquanto lê um livro
Hero images Hero Images/Getty Images/Getty Images

Sabe aquele livro que você começou mas ainda não terminou, a máscara facial que está guardada no armário ou a série que está na sua lista do Netflix? Por que não colocar tudo em dia? “A resolução de aproveitar o período do Carnaval para relaxar traz inúmeros benefícios. E o melhor: por ser um feriado longo (o maior do ano!), é possível tirar um tempo para ler, se cuidar ou até – porque não – aproveitar para arrumar a casa e mudar a energia dos seus cômodos”, fala a coach. Desperte a Marie Kondo que há em você!

Vivian conta que, como ela não é muito fã do Carnaval, reserva o tempo livre para resolver pequenas pendências da casa e das crianças. “Afinal, nas grandes cidades, as coisas continuam funcionando quase normalmente. Além disso, dedico um momento de qualidade para cuidar de mim. Dá tempo de malhar sem estresse e caprichar naquela boa máscara no rosto e no cabelo.”

2. Viaje

Mulher viajando em meio a natureza
jacoblund/Thinkstock/Getty Images

Não há coisa melhor do que esquecer do celular quando você está em um lugar mais tranquilo e calmo, não é mesmo? Então, que tal ir para alguma lugar mais reservado? Estar entre as árvores, caminhar na grama… Esse contato refresca a mente, traz sensação de paz e tranquilidade, além de ser o ambiente ideal para você se conectar com você mesmo e desacelerar.

Continua após a publicidade

3. Medite

Mulher meditando com caneca de suco do lado
galitskaya/Thinkstock/Getty Images

Mais uma dica para se desconectar no Carnaval é começar a meditar. “Aplicativos como o Insight Timer são gratuitos e oferecem bons cursos para ampliar o autoconhecimento e iniciar a prática da meditação”, diz Vivian.

Tente seguir estes passos, ensinados pelo professor de meditação Thi Arruda, de São Paulo, para começar a praticar sozinho:

  • Prepare-se: A atitude importa até quando você vai fazer algo sozinha, sabia? Por isso, um pouco antes de começar a sessão, coloque na cabeça que, em instantes, você vai se concentrar e conectar consigo mesma. Vale escolher um ambiente que te deixe confortável. “Pode até colocar uma música que você curta, como rock”, afirma Thiago Arruda.
  • Atente-se à postura: Busque um lugar firme e confortável para sentar, e que te deixe com a coluna o mais ereta possível. “Isso melhora a circulação e deixa a pessoa mais atenta”, explica o professor.
  • Escolha um ponto fixo: E concentre-se nele. Ao longo dos 15 minutos, volte para o ponto toda vez que perceber que seu pensamento está divagando.
  • Trabalhe a respiração: Agora, é hora de começar a gerenciar sua respiração. “Sempre com o nariz, inspire por 4 segundos, prenda o ar nos pulmões por mais 4 e solte em outros 4 também. O ritmo estabiliza emoções, aquieta pensamentos e traz mais concentração”, diz Thi Arruda. Com o tempo, vá aumentando os segundos que inspira, prende e solta na mesma proporção.

4. Faça um esforço (real) para ficar longe do celular

Imagem meramente ilustrativa mostrar duas mãos segurando um celular como se se fosse digitar com os dedões
diego_cervo/Thinkstock/Getty Images

A gente sabe. Deixar o pequeno aparelhinho de lado é muito difícil. Mas não impossível! Defina um tempo razoável para ficar na internet durante o feriado. Quando esse tempo acabar, desligue todos os seus dispositivos eletrônicos e só volte a ligá-los no dia seguinte.

Está em casa com a sua família ou namorado? Tente não pegar o celular durante esse período. Assim, você vai dar mais atenção às pessoas que estão com você.

Conclusão

O feriado do Carnaval pode ser uma grande oportunidade para relaxar e desenvolver o autoconhecimento. Meditar, viajar para um lugar tranquilo (que respeite as regulamentações de segurança) e se afastar do celular são algumas dicas para se desconectar no Carnaval.

  • Continua após a publicidade
    Publicidade