Hábito de postar fotos pós-treino pode ser perigoso, diz estudo

Mulheres que colocam nas redes imagens fitness inspiracionais podem ser mais propensas a hábitos alimentares e rotinas de treinos pouco saudáveis

Por Redação Boa Forma
Atualizado em 21 out 2024, 17h46 - Publicado em 3 fev 2017, 18h58
Mulher com roupa fitness tirando selfie com o celular na mão
Estudo aponta que o estressa da pandemia aumentou o desejo pelo emagrecimento /  (Veles-Studio/Thinkstock/Getty Images)
Continua após publicidade

O lado bom de dar de cara com fotos de mulheres de corpo escultural no seu feed nas redes sociais: elas motivam você a manter-se firme no treino. Mas essas imagens também carregam um lado negativo. De acordo com pesquisadores da Escola de Psicologia da Universidade Flinders, em Adelaide, Austrália, para algumas mulheres, quem faz postagens como essas pode sofrer com hábitos alimentares e rotinas de treino arriscados.

No estudo publicado no International Journal of Eating Disorders, foram avaliadas 101 mulheres que colocavam no Instagram fotos de inspirações fitness (normalmente, durante ou após o treino, às vezes junto a frases de efeito como “no pain no gain” e hashtags como #fitspo). Então, o grupo foi comparado a outro com 102 participantes que compartilhavam nas redes sociais fotos de viagens, outro tipo popular de conteúdo inspiracional.

Leia mais: 4 maneiras divertidas de se tornar uma fit girl

O que os pesquisadores descobriram: aproximadamente 18% das participantes fitness estavam propensas a serem diagnosticadas com algum transtorno alimentar. Entre aquelas que viajavam, o número ficou em apenas 4%. As voluntárias do primeiro grupo também foram apontadas como mais propensas a ter sentimentos de vergonha e depressão quando elas perdiam um dia de treino – que é o principal indicador de compulsão por exercício, segundo os autores.

Outro ponto negativo

No geral, as imagens fitness inspiracionais focam em como o exercício pode mudar o corpo feminino do que na longa lista de benefícios que o esporte proporciona, desde a melhora na digestão e nos níveis de energia, até um humor mais equilibrado e menos inflamações.

Continua após a publicidade

Moral da história? A imagem de um abdômen esculpido pode até ajudar você a levantar do sofá e ir à academia, mas é importante avaliar suas razões reais para fazer exercícios e postá-los nas redes sociais – que devem ser ficar em forma e melhorar a saúde física e mental.

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.