Quem passa menos tempo sentado é mais feliz, conclui estudo

A conclusão é de uma pesquisa feita com mais de 10 mil participantes a partir de um aplicativo de celular

Por Redação Boa Forma Atualizado em 26 Maio 2017, 18h55 - Publicado em 26 jan 2017, 16h15

Quem costuma praticar atividade física sabe o bem que os exercícios fazem para o corpo e a mente. Mas, agora, essa sensação foi demonstrada em um estudo científico inédito, publicado em janeiro de 2017 na revista PLOS One. A partir de um aplicativo de celular, pesquisadores das universidades de Cambridge e de Essex, ambas no Reino Unido, analisaram o humor de mais de 10 mil homens e mulheres.

Para realizar o levantamento, os cientistas desenvolveram um app para aparelhos Android que enviava aos voluntários, duas vezes ao dia, perguntas sobre o estado emocional deles. A resposta se baseava no quão positivos, negativos, energéticos ou sonolentos eles estavam se sentindo. Os dados referentes à atividade física eram obtidos a partir de acelerômetros dos celulares dos próprios participantes.

Leia mais: BOA FORMA cria aplicativo “Calculadora de Calorias” para iPhone e iPad

Ao final de cada dia, o aplicativo fazia uma média de todas as informações coletadas. E foi a partir disso que os experts chegaram à conclusão de que os voluntários que levavam uma rotina ativa se mostravam mais felizes. E por “mais ativa” não entenda apenas exercícios físicos – inclui qualquer movimento que não seja ficar sentado ou parado.

“Muitos estudos já foram feitos sobre os efeitos psicológicos positivos do exercício, mas o que nós encontramos é que, para ser mais feliz, você não tem que correr uma maratona – tudo o que você precisa é fazer exercícios físicos leves ao longo do dia”, comenta Jason Rentfrow, líder da investigação.

Entenda: O que você deve fazer enquanto trabalha para queimar calorias

Então, quando bater aquela preguiça de malhar ou de ir a pé até a padaria, lembre-se: essas atitudes não farão bem apenas para o seu corpo; a sua vida toda pode melhorar 🙂

  • Continua após a publicidade
    Publicidade