O que você deve fazer enquanto trabalha para queimar calorias

Levantar da cadeira algumas vezes ao dia pode garantir até 2 quilos a menos na balança

Não é novidade que o sedentarismo está intimamente relacionado com os problemas de saúde, certo? Tanto é que, se você trabalha em um escritório, por exemplo, tende a gastar 90% do seu tempo sem se exercitar.

Mas uma notícia a fará repensar seus hábitos diários: um pequeno estudo divulgado recentemente na revista norte-americana American College of Sports Medicine tentou quantificar e comparar quanta energia você gasta caso não passe a totalidade do seu período de trabalho sentada em frente ao computador. E o resultado é surpreendente: caso você levante e se movimente mais, como ir até a mesa de um companheiro de trabalho, por exemplo, você poderá emagrecer até 2 quilos em um mês.

Veja também: 2 planos superpoderosos de caminhada para emagrecer e sair do sedentarismo

Pesquisadores da Universidade de Glasgow, na Escócia, fizeram uma série de três experimentos com cada um dos 10 participantes acima do peso. Cada teste durou cerca de oito horas e, tanto antes como depois, foram realizados exames médicos nos voluntários para avaliar fatores metabólicos como nível de açúcar no sangue. Os integrantes também receberam, diariamente, um café da manhã e almoço balanceados.

Leia mais: A culpa da obesidade é do excesso de fast-food ou do sedentarismo?

Na primeira fase, os indivíduos passaram o dia inteiro sentados, lendo, assistindo TV e apenas se levantavam para ir ao banheiro. Na segunda, os voluntários alternavam entre 15 minutos sentados e 15 de pé — e repetiram esse processo durante o dia. Eles também foram submetidos a atividades físicas como 16 agachamentos, feitos lentamente, também durante as oito horas de trabalho.

Já na terceira, os participantes ficavam de pé por 90 segundos e permaneciam sentados nos próximos 30 — o procedimento era repetido após pausas curtas de meia hora. Este processo equivaleu a 160 agachamentos e segundo declarações dos próprios estudiosos, pode ser classificado como “um treino de resistência feito ao longo do dia”.

Leia mais: Dicas para cumprir (de fato) suas metas fitness para o novo ano

Após a finalização do longo processo, pesquisadores concluíram que, na última etapa, os voluntários queimaram cerca de 10% mais calorias do que a segunda e 20% mais do que na primeira. Os resultados foram associados ao aumento de energia necessária devido às contrações musculares recorrentes nas atividades.

Veja também: Insatisfação no trabalho pode causar problemas de saúde depois dos 40

A equipe ainda acrescentou que, caso você repita a última etapa ao longo de sua jornada de trabalho durante semanas a fio, poderá perder 2,2 quilos ao mês. Porém, os cientistas observaram que é praticamente impossível colocar em prática essa sequência de exercícios nos dias em que você estiver no escritório, mesmo que a sequência prove que, de maneira simples, é possível levar uma vida menos sedentária.

Ações efetivas para levar uma vida menos sedentária no trabalho:

– Em vez de encher uma grande garrafa d’água para se hidratar diariamente, opte por garrafas menores, para que você levante mais vezes durante o dia.

– Caso precise falar com um companheiro de trabalho, opte por ir até a sua mesa em vez de usar o telefone (a gente sabe que é difícil, mas vale tentar).

– Mude a posição das pernas com frequência, mesmo sentada (cuidado para não ficar torta).

– Sempre mantenha uma boa postura durante o trabalho.

– Faça pausas regulares de, pelo menos, cinco minutos, para aliviar o estresse.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s