Aprenda a fazer a postura invertida sirsasana da ioga

Confira o passo a passo para a executar posição sem riscos

Por Giulia Granchi, Gislene Pereira Atualizado em 17 fev 2020, 15h06 - Publicado em 20 set 2017, 19h48

Quem nunca desejou copiar a famosa invertida de alguma iogini ou celebridade? Além de linda, a postura traz vários benefícios à saúde. Segundo a professora Priscila Leite, do Namu Cursos, ela auxilia o sistema, circulatório, linfático e digestivo, fortalece músculos do abdômen, acalma a mente e ajuda no ganho de força e equilíbrio.

EXECUTE COM SEGURANÇA

De acordo com Priscila, as invertidas devem ser introduzidas gradualmente, de forma a que a praticante vá fortalecendo o corpo e seja capaz de permanecer na posição de uma forma confortável e segura. “Vale a pena aprender o alinhamento adequado e, com segurança, explorar a postura, passo a passo. Mais importante do que equilibrar-se de cabeça para baixo é ter a sensação de equilíbrio interior. Enfatizo a importância de ouvir seu corpo e não o forçar para não causar lesões. Caso você perceba que não consegue respirar tranquilamente, pode ser um indício de que você foi longe demais. Com respiração profunda e passo a passo, sempre sem pressa, é a forma mais segura de praticar.”

Leia mais: Veja quais posturas de ioga das famosas você deve ou não copiar

As posições de invertida e sustentação sobre os braços são indicadas para praticantes de vinyasa ioga, ou seja, é necessário ser familiar com as posturas básicas e técnicas de respiração. Além disso, quem quer se arriscar na invertida não deve ter problemas cardíacos ou lesões na cervical ou ombros. Antes de iniciar, é necessário trabalhar o aquecimento e alongamento de pescoço e de ombros.

Continua após a publicidade

Confira o passo a passo no vídeo:

Fique por dentro de tudo o que rola no mundo fitness com a newsletter da BOA FORMA

  •  

     

    Continua após a publicidade
    Publicidade