Conheça o plogging, modalidade que faz bem à saúde e à natureza
A atividade consiste em recolher o lixo das ruas enquanto você corre – e está se tornando cada vez mais popular!
Existem vários truques para tirar a corrida de rua da mesmice (como variar o percurso, convidar uma amiga…), mas nada é tão inovador – e curioso! – quanto o plogging. O termo, nascido na Suécia, consiste em levar consigo o lixo que você encontra no caminho durante a atividade física. Além de fazer bem ao meio ambiente, você vai notar benefícios no seu corpo: a cada material recolhido, um agachamento é somado ao treino! Outra forma de turbinar os resultados é carregar um saco de lixo e colocar o máximo de resíduos nele – o peso extra dificulta um pouco a corrida e faz seu corpo queimar mais calorias.
Tendência fitness
O plogging foi citado pela primeira vez em 2017, quando o ambientalista sueco Erik Ahlström organizou um grupo no Facebook para lançar a ideia. Desde então, a atividade ganhou milhares de adeptos no mundo inteiro, que compartilham suas experiências por meio da hashtag #plogging. Confira algumas postagens:
Plogging no Brasil
Pegar o lixo do chão não é uma prática muito popular por aqui. Prova disso foi o estranhamento causado por torcedores japoneses que recolheram objetos deixados nos estádios brasileiros durante a Copa do Mundo em 2014. Vista como um exemplo de cidadania, a atitude passaria despercebida no Japão ou nos países nórdicos, onde descartar o lixo no lugar certo e manter as ruas limpas faz parte da cultura local.
Mas nem tudo está perdido! Há quem lute para tornar nossos parques, praias e florestas país mais limpos, como a atriz Fernanda de Freitas. Na semana passada, a global aproveitou o dia do seu aniversário (25/02) para se juntar a um mutirão de limpeza na Praia da Barra, no Rio de Janeiro. A conscientização mobilizou o público, que também colocou a mão na massa. Que tal fazer sua parte também?