LIIT: treino intervalado de baixa intensidade é ideal para iniciantes

O low-intensity interval training está chegando com tudo e merece sua atenção – principalmente se você acabou de sair do sedentarismo

Por Caroline Randmer (colaboradora)
Atualizado em 21 out 2024, 17h28 - Publicado em 30 jul 2018, 17h24
LIIT: treino intervalado de baixa intensidade é ideal para iniciantes
 (mel-nik/Thinkstock/Getty Images)
Continua após publicidade

Se você se assusta ao ouvir a sigla HIIT, temos uma boa notícia: está se popularizando o LIIT (low-intensity interval training), que, ao contrário do treino intervalado de alta intensidade, preza por uma sequência menos intensa e com intervalos maiores. Isso faz com que a modalidade seja ideal para quem está começando a praticar atividade física.

Ficou curiosa? Esclareça algumas dúvidas a seguir:

O que é o LIIT e como ele funciona?

O low-intensity interval training se baseia em exercícios realizados em menor intensidade e um maior tempo de recuperação entre eles. As sessões duram entre 40 e 60 minutos – para ter ideia, o tábata, o protocolo mais conhecido dos treinos HIIT, dura 4 minutos. No LIIT, o segredo é focar no controle do movimento, e não na velocidade ou no número de repetições.

O LIIT vale para qualquer exercício?

Sim! Caminhada, corrida, natação ou musculação: todas as modalidades podem ser adaptadas para o treino intervalado de baixa intensidade. “De aeróbicos a exercícios com carga, basta conversar com um profissional qualificado para elaborar uma sequência específica para você”, explica Eduardo Netto, diretor técnico da Bodytech, em São Paulo.

 

Quais as principais vantagens do LIIT?

A mais importante é a baixa taxa de desistência, já que esse tipo de treino não leva o corpo à exaustão (ele é planejado com o número necessário de intervalos para garantir que você não se canse rapidamente). Além disso, esses exercícios são ótimos para prevenir lesões.

Para quem é indicado?

Principalmente iniciantes ou quem está há algum tempo longe da academia e de atividades físicas em geral. “Treinos leves e longos propiciam adaptações fisiológicas mais adequadas do que sessões que pedem por um esforço muito intenso”, conclui Eduardo. Ou seja, o metabolismo responde melhor aos estímulos, e aí os resultados aparecem.

Com qual frequência deve ser praticado?

O ideal é completar um total de 150 minutos (ou mais) na semana, de acordo com sua rotina – podem ser quatro sessões de 40 minutos ou três de uma hora. Apenas lembre-se de distribuir a atividade de segunda a sexta e evite se exercitar por três ou quatro dias seguidos e passar o resto da semana parada. Assim, o corpo é estimulado constantemente.

Continua após a publicidade

Participe da viagem fitness BOA FORMA em um resort all inclusive

Existe alguma contraindicação?

Não, mas é sempre importante conversar com um profissional de educação física antes de iniciar qualquer atividade. Ele fará uma avaliação e um teste de esforço para orientá-la e alertá-la sobre eventuais riscos.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.