Mantenha-se ativa mesmo enquanto se recupera de uma lesão

Não é preciso ficar parada até que seu corpo melhore após você se machucar

Você é daquelas que, faça chuva ou faça sol, não abre mão de manter a atividade física em dia? E o que acontece quando você machuca alguma parte do corpo e não pode treinar? Se ficar de molho é sua opção, saiba que não é preciso dar um tempo nas idas à academia após sofrer uma lesão.

Leia mais: 6 dicas para voltar ao crossfit depois de uma lesão

“O segredo é apostar em uma modalidade que não acentue o problema”, explica José Eduardo Pompeu, coordenador fitness da Bodytech João Cachoeira, em São Paulo. É só encontrar alternativas: se você não pode correr porque precisa pegar leve com as articulações da perna, por exemplo, experimente algumas aulas de natação ou sessões de bike – tanto outdoor quanto estacionária.

Levantamento de pesos e exercícios de fortalecimento do core também são uma boa opção para quem precisa restringir os movimentos dos membros inferiores. Pilates é outra ótima saída – basta conversar com seu instrutor para adaptar alguns movimentos.

Entenda: 4 verdades sobre seus joelhos e como cuidar deles

Caso a lesão tenha comprometido alguma região da parte superior do corpo, aposte na corrida e na caminhada. “O importante é sustentar essas adaptações até a dor sumir por completo”, conta Pompeu.

Quando a sensação dolorosa tiver ido embora de vez, você pode retomar a rotina normal de treino com o mesmo tipo de atividade que praticava antes. “Mas seja paciente, pois o condicionamento volta aos poucos e, se você acabar levando seu corpo ao limite de uma hora para outra, é provável que lesione o mesmo lugar novamente, fazendo com que o tempo de afastamento seja ainda maior”, lembra Pompeu.

Assine nossa newsletter e fique por dentro das últimas notícias de BOA FORMA

Newsletter Conteúdo exclusivo para você
Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s