O exercício é a melhor forma de emagrecer e outros mitos fitness

Um especialista explica o que é realmente essencial quando o assunto é emagrecer

Exercício é a melhor maneira para perder peso? Se você não sofre, não emagrece? Quem nunca ouviu um mito de academia que atire o primeiro whey protein. Para a nossa sorte, eles não passam de lendas! Existem crenças fitness que, de tanto serem repetidas, quase viram verdade – o que pode atrapalhar seu rendimento no treino e até na dieta, sabia? Aqui, o Dr. Corneel Vandelanotte, pesquisador de atividade física e saúde da Universidade Queensland Central, na Austrália, desvenda alguns mitos sobre os exercícios:

Mito 1: O exercício é a melhor maneira de perder peso

Na verdade, ele é mais uma forma de ajudar a diminuir o ponteiro da balança. Mas, não é a única. O nosso balanço energético é determinado principalmente por aquilo que comemos e também por nossa taxa metabólica (a energia que o corpo queima quando está em repouso). Então, antes de culpar o seu personal trainer pela falta de resultado, entenda que o processo de emagrecimento vai muito além do treino. A melhor maneira de eliminar os quilinhos é combinar uma dieta balenceada + atividade física com frequência.

Mito 2: Você não pode estar acima do peso e ter boa condição física

O número que a sua balança mostra mostra, por si só, que a sua saúde está comprometida. Se você é uma pessoa que pratica esportes com frequência, mas o manequiu ainda não é o ideal, mesmo assim está evitando uma série de problemas, como doença cardíaca, diabetes, pressão alta, osteoporose, câncer, depressão e ansiedade.

Mito 3: Sem dor, sem ganho

Se você vai para a academia com a ideia de que precisa se matar de fazer exercícios, está completemante enganada. Existem atividades moderadas que, ainda assim, resultam na queima de calorias. O importante é colocar o exercício na rotina com frequência, apostar em uma alimentação saudável e procurar ajuda de profissionais para turbinar seus resultados.

Mito 4: Só o treino de força ajuda a perder peso

Existem vários (e bons) motivos para você apostar na musculação ou no treino de força. Ele aumenta a capacidade funcional (habilidade de realizar tarefas de forma segura e independente), turbina sua massa corporal magra e evita quedas e doenças, como a osteoporose. Mas, sozinho ele não faz milagre.Para conquistar um corpo durinho e definido, você precisa intercalar os estímulos com aerobico + treinos de força. O importante é encontrar um exercício que você goste.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s