Metas de ano novo: 6 dicas para você alcançar seu objetivo fitness em 2021

Adote estas mudanças e conquiste uma vida ativa para valer no ano que vem

Por Caroline Randmer (colaboradora) Atualizado em 28 dez 2020, 11h04 - Publicado em 25 dez 2020, 09h00

Como muita gente teve que deixar alguns planos de lado por conta da pandemia (e da quarentena), vale repensar agora quais hábitos queremos adotar em 2021. Por isso, se nas suas metas de ano novo você deseja incluir mais movimento (e saúde!) na rotina, aqui vão algumas dicas para você fazer isso de uma forma mais fácil:

6 dicas para você alcançar suas metas de ano novo fitness

1. Reveja seus objetivos quando necessário

Muitas vezes, nós fixamos um plano na cabeça e insistimos na realização dele sem perceber que a jornada importa muito mais do que o destino. Se o processo de busca por uma meta está fazendo você infeliz, repense. Quer definir os músculos, mas acha as sessões de musculação uma tortura? Converse com seu personal trainer para encontrar uma outra alternativa. Acredite: chegar lá vai ser muito menos pesado.

2. Saiba que você é muito mais que um número na balança

Nada de ficar obcecado com seu peso — o mais importante é ter consciência dos hábitos saudáveis que você coloca em prática. “O ponteiro da balança não é o indicativo mais fidedigno de que você está evoluindo ou regredindo no treino e na dieta”, observa Wilson Pereira, personal trainer e professor de musculação da Bodytech Eldorado, em São Paulo. Se você está se exercitando com regularidade e se alimentando de forma equilibrada, provavelmente vai ganhar massa muscular e perder gordura — o que nem sempre significa que seu peso corporal vai cair drasticamente.

3. Não se culpe por querer sempre mais

Sempre haverá pendências a ser cumpridas. E tudo bem. Em vez de se frustrar por causa disso, encare as responsabilidades como uma oportunidade para continuar aprendendo. O segredo está em refletir sobre cada tarefa e tentar realizá-la de uma maneira melhor a cada dia. Isso vale inclusive para a atividade física, que deve ser levada como um processo de evolução constante.

Continua após a publicidade

4. Aprecie o presente

As sessões geralmente vêm acompanhadas de grandes expectativas (emagrecimento, corpo definido, mais fôlego…), mas experimente ver a hora da malhação de um jeito diferente. “O exercício pode funcionar como uma forma de descarregar o estresse e ainda aumentar a disposição e a motivação para enfrentar a rotina”, destaca Wilson. Então, nada de viver apenas no futuro: foque também nos benefícios imediatos que suas atividades trazem.

5. Você não é o que os outros pensam de você

Deixe para lá a opinião alheia (ainda que seja de alguém que você ama) e procure entender que você não deve se exercitar pela pressão estética. Excluir neuras desnecessárias é fundamental para concentrar energias no que importa, de fato: a sua saúde.

6. Vá devagar

2020 foi um ano atípico. Todo mundo se movimentou menos do que estava acostumado. Então, quando for retomar as atividades, lembre-se de não ir com muita sede ao pote e escutar seu corpo. O progresso deve acontecer aos poucos, a fim de evitar exageros, lesões e acidentes.

  • Continua após a publicidade
    Publicidade