Benefícios do pilates para o quadril e articulações

Famoso pelos benefícios de flexibilidade e fortalecimento, o pilates também faz bem para o quadril e articulações. Saiba por que!

Por Ana Paula Ferreira
Atualizado em 21 out 2024, 16h40 - Publicado em 14 jul 2023, 16h09
Profissional explica como o pilates beneficia a saúde do quadril
Profissional explica como o pilates beneficia a saúde do quadril (senivpetro/Freepik/Divulgação)
Continua após publicidade

Conhecido por ajudar a fortalecer o corpo e melhorar a postura, contribuindo para a flexibilidade e perda de peso, o pilates também oferece benefícios para o quadril e articulações.

 

De acordo com o ortopedista e especialista em quadril David Gusmão, essa modalidade é uma excelente atividade para quem deseja fortalecer a musculatura do dessa região, além de melhorar a mobilidade da articulação.

 

“O pilates tem um foco muito grande no fortalecimento dos músculos do core, que inclui a região abdominal, lombar e do quadril. Com isso, é possível melhorar a estabilidade do quadril, prevenindo lesões e dores na região”, explica o especialista.

 

Mais benefícios do pilates

 

Como explica o profissional, a atividade também pode ajudar a melhorar a postura, que é outro fator importante para a saúde corporal. 

Continua após a publicidade

 

“Uma postura inadequada pode levar a uma sobrecarga na região do quadril, aumentando o risco de lesões e dores. O pilates, então, trabalha muito com a correção postural, ajudando a manter a coluna alinhada e a evitar problemas na região”, aponta ele.

 

Além disso, outro benefício importante é que a modalidade possui baixo impacto, o que significa que não sobrecarrega a articulação do quadril de forma intensa.

Continua após a publicidade

 

“Trata-se de uma atividade menos lesiva para as articulações do que outras mais intensas, como o crossfit, por exemplo. Isso é especialmente importante para quem já tem algum tipo de problema no local”, ressalta Gusmão.

 

Mais um ponto positivo dessa atividade é que ela pode ser praticada por pessoas de todas as idades e níveis de condicionamento físico.

Continua após a publicidade

 

“Essa é uma modalidade muito versátil, que pode ser adaptada às necessidades e limitações de cada pessoa. Isso significa que é uma opção segura e eficaz para jovens, idosos, atletas e sedentários”, conclui o especialista.

 

Com a orientação de um bom profissional e os cuidados necessários, é possível colher todos os benefícios dessa modalidade e desfrutar de uma vida mais saudável e equilibrada.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.