A caminhada é um esporte tão benéfico para o corpo que a ciência já comprou com diversos estudos a respeito do tema. Entre eles, a meta-análise The effect of walking on risk factors for cardiovascular disease: an updated systematic review and meta-analysis mostrou que a caminhada aumentou a capacidade aeróbica, reduziu a pressão arterial e diminuiu a circunferência da cintura em pessoas inativas, que incluíram a atividade diariamente por quatro. semanas.
Ou seja, começar a caminhar é algo bem simples: basta escolher um movimento que respeite o ritmo de cada um e possa ser incorporado à rotina sem grandes obstáculos.
Para quem deseja começar de forma segura, há muitas possibilidades, vão da hidroginástica ao Pilates. No entanto, poucas são tão acessíveis e versáteis quanto a caminhada. Esse movimento cotidiano, quando praticado com regularidade, é capaz de promover equilíbrio físico e mental.
“Caminhar é um exercício de baixo impacto que estimula múltiplos sistemas do corpo (cardiovascular, respiratório e musculoesquelético) de forma equilibrada e segura”, explica Jéssica Ramalho, fisioterapeuta e CEO da Acuidar, maior Rede de cuidadores da América Latina.
Segundo ela, o ideal é que o início seja orientado por um profissional de saúde, com calçados adequados e atenção ao ritmo individual, especialmente em casos de gestação, idosos ou pessoas com limitações motoras.
Dependendo da condição de saúde, a caminhada também pode ser realizada com o acompanhamento de um cuidador. Essa presença garante segurança durante o trajeto, ajuda no controle do esforço e estimula a continuidade da prática, especialmente para pessoas com restrição de mobilidade, recuperação de cirurgias ou risco de quedas.
Mas o poder da caminhada vai além do que se costuma ouvir. Há efeitos menos comentados, mas igualmente importantes, que mostram como esse hábito pode influenciar o corpo de diferentes maneiras. Confira alguns a seguir.
1Estímulo ao equilíbrio e à coordenação motora
Caminhar regularmente aprimora a comunicação entre músculos e sistema nervoso. O movimento alternado dos braços e das pernas, aliado ao ajuste constante do passo, faz com que o corpo exercite o equilíbrio de forma natural.
Esse treino silencioso a estabilidade e a precisão dos movimentos, reduzindo o risco de quedas. “Caminhar em superfícies diferentes como areia, grama, calçadas, desafia a propriocepção e estimula reflexos mais ágeis, essenciais para manter a independência e a segurança no dia a dia”, afirma Jéssica.
2Fortalecimento da saúde venosa
“Durante a caminhada, os músculos das pernas funcionam como uma bomba periférica, que impulsiona o sangue de volta ao coração e reduz o acúmulo nas extremidades”, explica a fisioterapeuta. Esse processo melhora a circulação, diminui o inchaço e contribui para a prevenção de varizes.
A especialista ressalta que, para quem passa longos períodos sentado ou em pé, inserir pequenas caminhadas ao longo do dia ajuda a manter o retorno venoso ativo e a sensação de leveza nas pernas.
Regulação natural da temperatura corporal
Pouco se fala sobre como a caminhada aprimora a capacidade do corpo de lidar com variações térmicas. O exercício estimula o sistema termorregulador, responsável por equilibrar a produção e a dissipação de calor.
Com o tempo, o organismo se torna mais eficiente em ajustar a temperatura interna, o que favorece o bem-estar em dias quentes e reduz desconfortos típicos de quem sente muito calor ou frio. Esse benefício é especialmente importante para idosos, gestantes e pessoas com metabolismo mais sensível.
4Estímulo à postura e consciência corporal
“Quando o caminhar é feito com atenção à postura, ele se transforma em uma espécie de reeducação do movimento”, comenta Jéssica. A especialista explica que a atividade favorece o alinhamento da coluna, fortalece músculos estabilizadores e aumenta a percepção do corpo no espaço. Dessa forma, a pessoa aprende a distribuir melhor o peso, evitar compensações e respirar com controle.
5Fortalecimento do sistema linfático
O sistema linfático é o responsável por eliminar toxinas e manter o equilíbrio dos fluidos corporais e depende do movimento para funcionar bem. Caminhar ativa a contração muscular que impulsiona a linfa, auxiliando na drenagem natural do organismo. Esse estímulo reduz a retenção de líquidos e contribui para o fortalecimento da imunidade.
Acompanhe o nosso WhatsApp
Quer receber as últimas dicas e matérias incríveis de Boa Forma direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.
Horóscopo semanal: de 17 a 23 de novembro de 2025
Mobilidade vs. Alongamento: entenda as diferenças essenciais para sua performance
Exercício físico pode reduzir em 37% o risco de morte em pacientes com câncer de cólon
Microtreinos: a solução prática para quem não tem tempo para treinar
6 sinais de que você está em déficit calórico





