Quer dominar a flexão de braços? Tente este dica infalível

Tem dificuldade em fazer o movimento? O problema talvez não esteja nos seus braços. Confira

Por Giovana Santos Atualizado em 1 nov 2021, 13h48 - Publicado em 26 nov 2021, 13h47

Sejamos honestas: São poucas as mulheres que gostam de fazer flexões e são menos ainda aquelas que se preocupam em incluir este exercício na rotina diária. Mas deviam fazê-lo.

“Sempre aconselho minhas amigas e pacientes de que não adianta esperar os músculos superiores ficarem flácidos para começar a cuidar desta região. É importante estimulá-los o quanto antes”, explica Ana Luisa Marçal, fisioterapeuta e diretora clínica do Instituto Pilates, unidade de Guarulhos.

Apesar de se tratar de um movimento desafiador e que requer bastante esforço físico, a flexão é um dos exercícios mais completos para a região superior, e o segredo está em aprender bem a técnica.

O primeiro mito com relação ao exercício é o de que quem não consegue realizá-lo tem pouca força nos braços. Em partes, essa explicação pode até ser verdadeira. Contudo, o ponto fraco, na verdade, geralmente está na região abdominal. Como precisamos deixá-la contraída o tempo todo, fica complicado aguentar a posição por muito tempo.

Para facilitar as coisas, a grande dica é começar com os joelhos apoiados no chão. Depois, conforme você for evoluindo, pode colocar as pontas dos pés e esticar as pernas.

Quais as diferenças? Quando apoiamos os joelhos, o número de músculos trabalhados é o mesmo, mas a intensidade é bem menor. Ou seja, o abdômen é menos exigido.

Para realizar o exercício com segurança, é importante também manter a coluna ereta e os cotovelos perto das costelas.

Continua após a publicidade

Publicidade