30 minutos deste exercício pode deixar seu corpo até 30 anos mais jovem

A prática diária desta modalidade pode fazer com que seus órgãos não envelheçam tão rapidamente, aponta estudo

Por Giovana Santos Atualizado em 10 nov 2021, 18h26 - Publicado em 2 dez 2021, 14h00

Que os exercícios físicos trazem inúmeros benefícios à saúde, você provavelmente já sabe. Mas, agora, os cientistas descobriram que uma simples caminhada diária pode fazer com que os seus órgãos vitais (coração e pulmão) não envelheçam tão rapidamente — e fiquem até 30 anos mais novos quando você atingir a terceira idade.

A conclusão é de um estudo da Universidade Ball State, no estado do Indiana (EUA), que analisou as funções pulmonares e cardíacas de indivíduos acima dos 70 anos. De acordo com a pesquisa, os participantes que foram fisicamente ativos desde a infância mostraram melhores estados de saúde do que aqueles que não haviam incluído o movimento no dia a dia.

Na verdade, os praticantes de alguma modalidade tinham coração e pulmões equivalentes a alguém 30 anos mais novo que eles!

“Percebemos que aqueles que se exercitam regularmente, ano após ano, tendem a ter uma melhor saúde geral. Esses indivíduos com 75 anos – homens e mulheres – têm capacidades cardiovasculares semelhantes às de pessoas com 40 ou 45 anos”, afirmou Scott Trappe, diretor do laboratório de Performance Humana da Universidade de Ball, no artigo publicado.

Quanto é suficiente?

Segundo o especialista, “caminhar de 30 a 45 minutos por dia já é significativo para obter benefícios para a saúde.”

Contudo, é claro que você pode garantir ainda mais vantagens se malhar mais. E isso não quer dizer ficar na academia por horas, sabia? De acordo com os educadores físicos Bruno Frantz e Amanda Borges, do Dietamente, já existem centenas de evidências científicas mostrando que malhar durante 15 minutos, em uma frequência de três a cinco vezes por semana, traz resultados excelentes. O segredo? Aumentar a intensidade do treino.

“Exercícios aeróbicos de alta intensidade são aqueles que deixam você sem fôlego para falar frases completas. Apenas 15 minutos é a duração desse tipo de treino”, detalha Amanda. Um bom exemplo é o HIIT (treino intervalado de alta intensidade).

Ficou com vontade de experimentar? Não esqueça da liberação médica e do acompanhamento de um profissional para evitar lesões e outras complicações.

Continua após a publicidade

Publicidade