Mobilidade dos quadris: o segredo para manter a saúde na terceira idade
A mobilidade geral é fundamental para uma longevidade saudável, mas o quadril é uma área central importantíssima para uma terceira idade com mais movimento
A busca por uma vida longa e ativa passa por hábitos de alimentação equilibrada, sono adequado e prática de atividades físicas. Mas há um aspecto pouco lembrado que influencia diretamente a qualidade de vida na maturidade: a mobilidade dos quadris.
O professor de Yoga, especializado em Kaiut Yoga, Ravi Kaiut, explica que o quadril funciona como um eixo central para a movimentação do corpo.
“Quando essa região perde mobilidade, todo o sistema musculoesquelético sofre. Caminhar, sentar ou levantar-se podem se tornar tarefas difíceis e até dolorosas, por isso, é fundamental pensar desde cedo estratégias para a manutenção da mobilidade desta área”, afirma.
Manutenção da mobilidade no quadril
De acordo com ele, a rigidez nessa articulação está associada ao envelhecimento, mas pode ser retardada e até revertida com exercícios específicos. A prática regular de movimentos que ampliam a amplitude do quadril ajuda a preservar a postura, evitar quedas e manter a autonomia nas atividades do dia a dia.
Ravi Kaiut acrescenta que, na terceira idade, o impacto da mobilidade do quadril vai além da locomoção. Além disso, essa região também está relacionada à saúde da coluna e dos joelhos. Um quadril funcional protege outras articulações e garante uma longevidade com mais independência.
“Investir na prática regular de Yoga, que foca na melhoria da mobilidade dos quadris é um dos caminhos mais eficazes para alcançar uma longevidade saudável, com mais vitalidade e menos restrições”, explica Ravi Kaiut.
E você sabia que Yoga ajuda na musculação? Veja 4 motivos:
1Recuperação muscular mais rápida: O alongamento profundo e as técnicas respiratórias auxiliam no retorno venoso e no relaxamento muscular.
2Prevenção de lesões: A melhora da mobilidade articular e do equilíbrio diminui o risco de sobrecarga durante os exercícios de musculação.
3Controle mental: A prática meditativa do Yoga ajuda no foco e na consciência corporal, importantes para execução correta dos movimentos.
Melhora da postura: Corrige desalinhamentos que podem prejudicar o desempenho na academia.
Quer começar a praticar ioga? Então veja 7 dicas importantes para seguir!
1Encontre um lugar tranquilo
A prática é feita 100% no chão, então é preciso que seja um lugar plano e que você se sinta confortável para conseguir fazer as posturas de forma que não se machuque.
2Defina um horário
Não precisa praticar todos os dias no mesmo horário, porém, o ideal é incluir na sua rotina para que ele seja uma prática diária.
Alimentação leve antes da prática
Alguns movimentos de ioga têm como base o estômago, então, o ideal é se alimentar com sucos ou alimentos leves antes da prática, para evitar refluxo durante o exercício.
4Acessórios essenciais
Você precisa apenas de um tapete de ioga para realizar suas atividades. Verifique se ele é antiderrapante e se possui aderência com o seu corpo. Mas caso ainda não consiga adquirir seu tapete, um cobertor pode auxiliar em suas primeiras aulas.
5Vista roupas confortáveis
Assim como qualquer atividade que precise movimentar o corpo, a prática de ioga também exige roupas leves e confortáveis, que não te atrapalhem na hora de realizar todas as posturas.
6Fuja de Distrações
Praticar ioga significa que você terá um momento para você, de autoconhecimento. Por isso, quanto mais tranquilo e longe de barulhos for o local da prática, melhor para que você consiga se concentrar.
7Aumente a intensidade aos poucos
Muitos professores de ioga dão dicas de como iniciar a prática, com posturas mais simples. Aos poucos, você vai pegando o jeito e aumentando a intensidade dessas posturas. Pri Leite é praticante de ioga há mais de uma década e é professora qualificada pela Aliança de Yoga Internacional com diversos cursos nos Estados Unidos e Índia em Bhakti, Vinyasa Flow, Hatha, Yin, Prenatal, entre outros.
Ela possui diversos vídeos trazendo posturas para quem deseja praticar ioga e como isso pode fazer bem para seu corpo e mente:
Acompanhe o nosso WhatsApp
Quer receber as últimas dicas e matérias incríveis de Boa Forma direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.
Tempo curto para treinar? Veja o que priorizar: cardio ou musculação!
Exercícios para eliminar a gordurinha que fica embaixo dos braços
Motivação nos treinos: conheça 5 hábitos essenciais para você!
4 exercícios para deixar os braços durinhos
Como ganhar força no abdômen: 4 estratégias para um core poderoso





