Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br

Método ‘4-2-1’: equilibre força, cardio e descanso ativo nos seus treinos

Objetivo é trazer uma divisão semanal de treinos

Por Maraísa Bueno
14 nov 2025, 12h00
Método '4-2-1' une treinos de força, cario e descanso ativo
Método '4-2-1' une treinos de força, cario e descanso ativo (freepik/Freepik)
Continua após publicidade

Para as pessoas que possuem pouco tempo para treinar devido á rotina corrida, um método tem ganhado espaço, por combinar treinos de força, cario e descanso ativo. É o método ‘4-2-1’, difundido por especialistas, como a personal trainer norte-americana Robin Barret.

O principal objetivo do método ‘4-2-1’ é trazer uma divisão semanal de treinos feita em:

  • 4 dias de treino de força.
  • 2 dias de exercícios aeróbicos.
  • 1 dia de mobilidade ou descanso ativo.

De acordo com Lucas Florêncio, treinador da Smart Fit, a estrutura do método ‘4-2-1’ tem uma fundamentação técnica sólida. “Ela permite que cada grupo muscular principal seja trabalhado duas vezes por semana, o que se mostra mais eficaz para hipertrofia e ganho de força do que a frequência semanal única”, explica.

Continua após a publicidade

O profissional ressalta que incluir cardio e mobilidade melhora o condicionamento cardiovascular e a recuperação, fatores essenciais para a saúde metabólica geral — e frequentemente “esquecidos” em treinos focados apenas em força.

O método ‘4-2-1’, no entanto, não é universal. “Atletas avançados e praticantes de esportes específicos, como o fisiculturismo, podem precisar de cinco ou seis sessões de força semanais para atingir seus objetivos”, afirma Florêncio.

Mesmo entre iniciantes e intermediários, ele lembra que os resultados dependem da manipulação adequada de volume, intensidade e cadência dos treinos.

O descanso (ativo) faz parte do processo

Segundo estudo recente publicado no Strength and Conditioning Journal, atividades leves de mobilidade ou cardio de baixa intensidade nos dias de pausa melhoram o fluxo sanguíneo, otimizam a recuperação muscular e reduzem a dor e o cansaço.

Continua após a publicidade

Lucas alerta para erros comuns. “Muitos acabam exagerando na intensidade dos treinos aeróbicos ou na amplitude dos alongamentos, o que pode gerar microlesões e anular os benefícios”, explica.

Para evitar problemas, ele recomenda caminhadas leves, ciclismo de baixa intensidade (com frequência cardíaca abaixo de 60% da máxima), alongamentos suaves e dinâmicos — como os do ioga — e liberação miofascial.

O profissional da Smart Fit preparou um treino utilizando o método ‘4-2-1’. Veja no vídeo a seguir:

Continua após a publicidade

Acompanhe o nosso WhatsApp

Quer receber as últimas dicas e matérias incríveis de Boa Forma direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.