Continua após publicidade

Remada curvada: benefícios e como fazer

Veja também músculos trabalhados e substitutos do exercício

Por Larissa Serpa
Atualizado em 2 set 2023, 18h25 - Publicado em 23 fev 2023, 13h23

Existem muitos exercícios para desenvolver os músculos das costas mas poucos são tão eficazes (ou tão satisfatórios) quanto a clássica remada curvada. Essa variação específica da remada permite que você carregue uma grande quantidade de peso na barra, obtenha uma boa pegada e consiga puxá-la até o peito. O movimento é clássico por um motivo: ele funciona muito bem, permitindo que você construa músculos e força.

Publicidade

Dito isso, existem algumas dicas específicas para seguir para aproveitar ao máximo seu esforço. Abaixo, contamos tudo que você precisa saber.

Publicidade

QUAIS MÚSCULOS SÃO ATIVADOS NA REMADA CURVADA

Esse é um excelente exercício para fortalecer os músculos das costas. Mais especificamente, você trabalhará os músculos do meio e da parte superior das costas, como os dorsais, romboides, trapézios e deltóides posteriores.

Seus manguitos rotadores e outros estabilizadores de ombro também serão envolvidos.

Publicidade

Graças à posição curvada, você também terá que envolver os glúteos e o abdômen mais do que o esperado.

Por fim, também desafiará seus bíceps, braquial e antebraços, tornando a remada com barra um recurso discreto no dia do braço também.

Publicidade
Continua após a publicidade

PARA QUE SERVE A REMADA CURVADA

Se você está pensando em benefícios do mundo real, esse tipo de remada é uma excelente maneira de treinar o movimento fundamental de remada com uma carga pesada, o que valerá a pena em situações da vida real quando você puxar qualquer coisa em direção ao seu tronco.

Se você passa a maior parte do tempo sentado com os ombros arredondados para a frente, a remada com barra também pode ajudá-lo a ajustar sua postura para trazer os ombros para trás.

Publicidade

COMO FAZER A REMADA CURVADA

Acessório necessário: barra.

● Carregue uma barra com anilhas e, em seguida, aproxime-se dela como se fosse um levantamento terra: fique de pé com os pés afastados na largura do quadril, depois empurre o bumbum para trás e dobre os quadris para se curvar e agarrar a barra.

Publicidade

● Faça uma pegada por baixo ao segurar a barra. Isso permitirá que você envolva mais o bíceps no movimento de puxar e ajudará a evitar uma posição de rotação interna.

Continua após a publicidade

● Mantenha a cabeça em posição neutra, olhando para o chão. Isso ajuda a evitar que a região lombar entre em extensão.

● Contraia os glúteos e o abdômen para criar tensão. Levante ligeiramente o tronco para levantar o peso do chão.

● Mova o cotovelo e o ombro para remar a barra até o topo da caixa torácica. Procure encostar a barra contra o peito, parando na posição superior, se conseguir.

● Controle o peso de volta à posição inicial, mantendo a postura.

 QUAL PESO USAR NA REMADA CURVADA

Esse é um movimento com o qual você pode eventualmente fazer bastante peso. Mas não exagere e tente carregar um peso que só te permita fazer 3 a 4 repetições.

Continua após a publicidade

Quando você faz muito esforço nesse exercício, torna-se muito fácil padronizar a postura ruim, que pode destruir a região lombar.

Um bom ponto ideal é tentar um peso que te permita fazer 8 a 10 repetições.

QUAL A DIFERENÇA DA PEGADA NA REMADA CURVADA

Em geral, você verá a remada com barra sendo ensinada com uma pegada pronada (com a palma da mão virada para você, no caso desse exercício).

No entanto, a pegada supinada (com a palma da mão para fora) é a melhor maneira de fazer o movimento se você está começando. Isso ocorre principalmente porque permite que você recrute mais bíceps.

O QUE SUBSITUI A REMADA CURVADA

Há muito mais bons exercícios de “remo” por aí. Vejamos alguns dos mais populares e como eles se comparam.

Continua após a publicidade

A remada sentada é bastante semelhante à remada curvada com barra em termos de músculos trabalhados; você está puxando em uma direção semelhante em relação ao tronco e atinge muitos dos mesmos músculos no meio das costas.

A principal diferença é a falta de carga na região lombar. Embora a região lombar ainda esteja ligeiramente envolvida nas remadas sentadas, ela não está no mesmo nível da remada com barra. Isso pode ser benéfico se você quiser trabalhar a parte superior das costas sem sobrecarregar a região lombar.

A remada sentada na máquina, que tem em algumas academias, é um exercício de remada que descarrega quase completamente a região lombar. Isso torna mais fácil se concentrar nos músculos que trabalham na parte superior das costas e isolá-los em seu treinamento.

Este exercício é uma boa alternativa se você tiver problemas na região lombar, não quiser aumentar o volume de treinamento da parte inferior das costas ou se quiser se concentrar e isolar os músculos da parte superior das costas.

A remada com halteres é um exercício de remada unilateral, ao contrário da remada com barra, que é bilateral. Isso normalmente permite maior foco nos músculos de cada lado, mas com o custo adicional de realizar o dobro de séries.

Continua após a publicidade

Outro benefício das remadas com halteres é que muitas vezes você pode obter uma maior amplitude de movimento neste exercício em comparação com outros exercícios de remo, o que é bom para o crescimento muscular.

Este é mais um exercício em que a região lombar não é tão carregada quanto na remada com barra, o que pode ser uma vantagem e uma desvantagem.

A barra T é outra variação da linha clássica de barra.

A barra t torna o exercício mais estável, o que geralmente significa que você pode usar mais peso e esgotar mais os músculos.

Você ainda precisa envolver a parte inferior do corpo e o abdômen para manter a posição.

Publicidade
Publicidade