Continua após publicidade

5 dicas para aumentar a distância e a resistência em corridas

Quer melhorar o desempenho em corrida e se aventurar em longas distâncias? Confira as sugestões!

Por Juliany Rodrigues
21 set 2022, 15h45

A corrida é uma atividade física que traz várias vantagens para o corpo, como a melhora da condição cardíaca, a queima de calorias e o fortalecimento dos músculos. Além disso, muitas pessoas redescobrem por meio da corrida a sua força interior.

Para correr maiores distâncias de um modo seguro e consciente, é preciso contar com um plano de treinamento que possua diferentes tipos de treinos e atenção a outros fatores, porém com o foco de ganhar resistência.

Ao correr longas distâncias, a pessoa começa a correr mais rápido distâncias curtas de 5km ou 10km e trabalha a musculatura e a força cardiovascular.

A Authen, empresa que produz uma linha de vestuário especializado de corrida e performance acessível, escolheu 5 dicas que vão ajudar quem quer aumentar a resistência e a distância de corridas.

FORTALECIMENTO DO CORPO

Para quem deseja correr distâncias maiores, é fundamental ter treinos que foquem no fortalecimento muscular, pois exercícios que envolvem impacto e movimento constante, como a corrida, demandam uma base muscular. Então, busque fortalecer os músculos e os tendões para que eles suportem a atividade e para evitar lesões, seja com a prática de musculação ou de outras atividades, por exemplo, a ginástica funcional, a natação e o pilates.

Continua após a publicidade

QUILOMETRAGEM BASE

Vá aumentando gradativamente a quantidade de quilômetros que percorre de forma confortável. Isso pode ser feito a cada semana, pois, dessa forma, o corpo se adapta ao novo esforço, ao ambiente e ao volume da corrida.

DESCANSO

Se o seu objetivo é correr mais longe, é importante ter em mente que a recuperação muscular é indispensável para isso, uma vez que, quando corremos, a musculatura do corpo sofre microlesões e ela precisa se recuperar para termos um bom desempenho no próximo treino.

“LONGÕES”

Nos treinos chamados de “longões”, é possível testar o limite e a resistência, além de entender como o corpo reage e se adapta a longos percursos. Diante disso, o recomendado é começar com uma quilometragem baixa e ir aumentando conforme o objetivo desejado.

EQUIPAMENTO ADEQUADO

Para conseguir correr de forma constante, é imprescindível ter atenção na hora de escolher o que vestir para o treino.

Nas mulheres, o movimento dos seios durante a corrida pode ocasionar a distensão das fibras de colágeno do tecido mamário, contribuindo para a flacidez dos seios. O uso de um top de compressão pode ajudar nisso, pois ele comprime os seios contra o tórax e diminui o movimento.

Além do top, também existem leggings e bermudas de alta compressão que auxiliam na redução da vibração muscular e das microlesões causadas pelo exercício físico.  

Publicidade