Continua após publicidade

Rosca direta com barra: como fazer 

O exercício é ótimo para aumentar a força dos membros superiores

Por Ana Paula Ferreira
Atualizado em 18 jan 2023, 16h12 - Publicado em 4 jan 2022, 15h44

A rosca direta é um exercício de levantamento de peso conhecido por fortalecer os músculos do braço. Mas, ao contrário do que muitas pessoas pensam, ele não envolve apenas halteres, mas também barra.

Neste caso, contudo, o movimento se torna mais avançado, uma vez que o acessório por si só já é mais pesado

Dito isso, existem inúmeros benefícios na realização de rosca direta, e eles são uma excelente maneira de levar seu levantamento de peso a outro nível. Veja a seguir quais são eles e como fazer os exercícios da forma correta. 

O QUE É A ROSCA DIRETA COM BARRA

Continua após a publicidade

A rosca direta com barra é semelhante à rosca bíceps feita com halteres, mas, novamente, tem uma grande diferença: a barra. 

Enquanto os exercícios com halteres são um movimento unilateral, o que significa que se usa um lado de cada vez, os com barra são bilaterais, ou seja, você usa os dois lados do corpo simultaneamente. 

Com a barra, portanto, se trata de um exercício de isolamento que usa principalmente o bíceps, porém com envolvimento de apoio dos músculos do antebraço. Além disso, nesse caso é possível usar mais peso do que seria usado com os halteres. 

Continua após a publicidade

BENEFÍCIOS DA ROSCA DIRETA

A rosca direita constrói massa muscular e tônus, fortalecendo assim os músculos do bíceps.

Quando feita com a barra, contudo, ela ainda aumenta a tensão e melhora a força de preensão, que é quão bem você consegue segurar as coisas – benefícios que são úteis para a vida em geral, além do condicionamento físico. 

Continua após a publicidade

COMO FAZER A ROSCA DIRETA COM BARRA

  1. O primeiro passo é segurar a barra com o corpo reto e os pés alinhados com os quadris, e uma flexão leve dos joelhos.
  2. Mantenha o peito aberto e o abdômen estabilizado, deixando os ombros levemente para trás. 
  3. Segure a barra com uma pegada com as palmas das mãos voltadas para cima e os braços colados ao lado do corpo. 
  4. Dobre o cotovelo para levar a barra até o peito, flexionando o bíceps o máximo que puder, certificando-se de manter os cotovelos na linha dos ombros.
  5. Retorne a barra lentamente à sua posição inicial e repita. 

ADAPTAÇÕES DO MOVIMENTO

Se você ainda não consegue usar uma barra padrão, existem duas outras opções para iniciar o treino de forma segura e eficaz até poder mudar o acessório. São elas:

Continua após a publicidade
  • Barra EZ

Trata-se de uma barra mais leve e com curvaturas para exercícios de musculação, tornando a pegada mais confortável para algumas pessoas. 

Eles podem ser usados até que a pessoa se sinta preparada para mudar de equipamento. Isso porque, muitas vezes, pode haver um incômodo nos pulsos ao segurar a barra – situação que dificilmente acontece com os acessórios que permitem uma pegada neutra ou supinada.

Para usá-los, basta segurar um peso em cada mão e manter a postura ereta, os cotovelos na linha dos ombros e o abdômen contraído. Depois, desça os halteres até as coxas esticando e em seguida dobrando os cotovelos para trazê-los de volta em direção ao peito. 

Continua após a publicidade

CONCLUSÃO

A rosca direta com barra é uma versão avançada da com halteres, perfeita para quem quer aumentar a força dos braços e esculpir os músculos. 

Por ser mais pesada por si só, contudo, a barra acaba se tornando uma opção mais difícil, mas que pode ser trocada por uma barra EZ, que pesa menos e torna o movimento mais fácil. 

Vale ressaltar que a rosca direta deve ser evitada por pessoas com lesão na parte superior do corpo ou sem experiência em levantar pesos.

Publicidade