15 principais tendências de fitness para 2023 (adeus, treinos virtuais!)
O CrossFit é uma das tendências de fitness com maior crescimento de interesse
Pode confessar: você já cansou dos treinos virtuais, não é mesmo? Essa tendência, que vinha aparecendo como uma das principais dos últimos 3 anos, finalmente vai dar uma trégua, segundo o relatório de tendências de fitness para 2023, lançado pela PureGym.
A pesquisa revelou mais uma vez suas previsões sobre as tendências de exercícios que devem conquistar esse novo ano, analisando as pesquisas mensais no Google para mais de 120 tendências diferentes de condicionamento físico. O relatório comparou as buscas com as dos anos anteriores para verificar o que as pessoas estão procurando mais ou menos.
A TENDÊNCIA FITNESS EM PRIMEIRO LUGAR:
12-3-30
O treino 12-3-30 ocupa o alto do pódio como a tendências de fitness para 2023 que teve o maior aumento nas pesquisas, com um enorme aumento de 309% no interesse ano a ano.
A técnica de treino se tornou viral no TikTok no início de 2022, quando a criadora Lauren Giraldo revelou que ela coloca sua esteira nessa condições:
- 12% de inclinação
- velocidade de 3 milhas (cerca de 4,8 km) por hora
- duração de 30 minutos
Caminhar já é uma atividade cardiovascular fantástica e adicionar a inclinação cria um aumento maior na frequência cardíaca — melhorando a saúde cardiovascular e a resistência.
Este treino também é muito mais suave para as articulações do que correr, tornando-o uma excelente escolha para diferentes faixas etárias e níveis de condicionamento físico.
A TENDÊNCIA FITNESS EM SEGUNDO LUGAR:
Crossfit
Pois é, ele não vai ficar para trás esse ano. Com um aumento impressionante de 173,21% no interesse, o CrossFit foi classificado como a segunda tendência de fitness de crescimento mais rápido, graças a um recente ressurgimento da popularidade.
Um estilo de treinamento funcional de alta intensidade que ganhou seguidores desde a sua criação na Califórnia em 2000, o CrossFit concentra-se em 10 características físicas principais, desde resistência e força até agilidade e equilíbrio. O CrossFit também usa uma configuração de treinamento em grupo que criou uma comunidade de aficionados por fitness em todo o mundo.
A TENDÊNCIA FITNESS EM TERCEIRO LUGAR:
Twerking
O interesse crescer 125% em relação ao ano passado, o que mostra que se exercitar soltando o corpo — e principalmente o bumbum — vai continuar em alta.
Sucesso nos Estados Unidos desde 2006, quando Beyoncé usou o termo em uma música no refrão de Check on It, o estilo conquista cada vez mais fãs. Trate-se de uma aula para soltar a pélvis, com movimentos como os de rebolar.
Curiosidade: o termo ‘twerk’ é a junção das palavras twist e jerk (a primeira significa giro; e a segunda pode ser traduzida como ‘habilidade’ ou ‘truque’). Na prática, a dança coloca você para mexer o quadril e fazer inúmeros agachamentos.
OS OUTROS COLOCADOS
Em outros lugares, o top 20 inclui mais algumas tendências de treino de nicho, como o Everesting (+83,33%) — uma tendência na qual ciclistas e corredores moldam seus treinos para que subam e desçam em quantidades iguais até que tenham ‘escalado’ a distância da montanha mais alta do mundo.
Práticas mais tradicionais também vão bombar esse ano, com o Pilates crescendo 83,60% ano a ano e a ioga 49,72%.
No geral, as 20 tendências de fitness com maior crescimento de interesse são as seguintes:
- Treinos 12-3-30
- CrossFit
- Aula de twerking
- Soft 75 (75 dias de treinos leves)
- Hyrox (1 km de corrida seguido de 1 treino funcional, repetido 8 vezes)
- Jazzercise (exercícios usando as técnicas de jazz)
- Stroller fitness (treinos com o carrinho de bebê)
- Pilates
- Caminhada inclinada
- Everesting (explicado acima)
- Air Yoga
- Surf indoor
- Caminhadas
- Ioga
- Escalada
BUMBUM EM ALTA
Assim como as descobertas do PureGym no ano passado, a popularidade dos exercícios para glúteos continua com o interesse crescendo ano após ano (+22%). Isso coroa os glúteos como a parte do corpo que os fãs globais de fitness estão mais interessados em construir, seguidos pelos ombros e panturrilhas.
Já, ter um abdômen esculpido parece ter menos foco como uma tendências de fitness para 2023, com uma queda de 18% no interesse em relação ao ano passado.
ADEUS, TREINOS VIRTUAIS
Para cada nova tendência que surge, uma velha tendência deve desaparecer.
O mundo do fitness virtual continua perdendo o interesse popular à medida que nos afastamos da pandemia, com desafios de fitness virtual (-45,76%), personal trainers ao ar livre (-45,45%) e aulas de ginástica em casa (-45,45%) todas com as maiores quedas de interesse.