5 tipos de treino eficazes para queimar calorias e trabalhar o corpo inteiro
Veja atividades físicas indicadas por profissionais para trabalhar todas as regiões do corpo e ainda mandar algumas calorias embora
Apostar em certos tipos de treino para queimar calorias e que trabalham o corpo todo é uma ótima solução para quem não tem muita disponibilidade para treinar ou, então, simplesmente não é fã de ir à academia e quer otimizar o tempo dedicado aos exercícios.
Fato é que se exercitar diariamente, ainda que por apenas alguns minutos, é essencial para uma boa qualidade de vida. Afinal, os exercícios físicos são como um remédio natural, uma vez que desempenham um papel fundamental na prevenção de muitos problemas de saúde como diabetes, riscos de ataque cardíaco, obesidade, entre outros.
Existem inúmeras opções de atividades para quem busca se exercitar, como dança, exercícios ao ar livre, crossfit, musculação, etc. No entanto, aquelas que trabalham o corpo inteiro estão se tornando uma realidade cada vez mais presente na rotina de atividades físicas das pessoas, especialmente porque ainda aumentam a perda calórica.
Pensando nisso, os educadores físicos, Clauber Carvalho e Ronaldo Godoi, CEOs da Red Fitness, listaram quais são os cinco tipos de atividades físicas que trabalham o corpo todo e os seus benefícios. Confira:
Exercícios para queimar calorias e trabalhar o corpo todo
1Dança
Entre os exercícios aeróbicos, ela é uma opção que ajuda na coordenação e a movimentar vários músculos;
2Yoga
É um exercício de resistência muscular que exige concentração e com ótimos resultados no corpo;
3Pilates
Ajuda o corpo a recuperar a flexibilidade;
4Barras fixas
São ótimas para fortalecimento;
Corrida
É uma grande aliada para manter a mente e o corpo em forma.
Benefícios das modalidades
“A prática desses exercícios contribuem na redução da pressão arterial, melhora as estruturas ósseas e musculares, ajuda o sistema imunológico para combater doenças e a prevenção de osteoporose, diabetes e risco de infarto, ajuda a desenvolver uma boa postura e evitar eventuais dores”, aponta Carvalho.
“Além disso, é uma ação contra obesidade e doenças associadas a ela, melhora o HDL (colesterol bom) e a diminuição do LDL (colesterol ruim), aumenta a resistência de músculos, ligamentos e tendões, são aliados no combate ao tabagismo, melhora do sistema cardiorrespiratório, contribui para a absorção dos nutrientes pelo organismo, além de retardar o envelhecimento e ainda, melhora da qualidade do sono”, completa.
Gasto calórico das atividades físicas
Os profissionais explicam que cada atividade proporciona um gasto calórico diferente, uns mais intensos do que outros.
As atividades aeróbias, por exemplo, têm um consumo maior dependendo do grau de intensidade de cada modalidade. Há modalidades em que é possível gastar cerca de 800 kcal.
“Se você tem uma rotina de treino intensa com exercícios aeróbicos e musculação juntos, o consumo de energia pode ultrapassar pouco mais de 1200 kcal. Claro que sempre respeitando a individualidade de cada aluno”, finaliza Godoi.