5 benefícios para a sua saúde em ter um pet em casa

Que tal unir o útil ao agradável? Adote um bichinho e, de quebra, turbine sua saúde (listamos os principais pontos positivos de ter seu amigo por perto)!

1. Estimula a prática de atividade física

Se seu pet é um cachorro, prepare-se que aí vem benefício: quem cuida de um dog sabe que os passeios diários ao ar livre são obrigatórios. Isso significa que, ao colocar seu amigo pra correr (ou até mesmo pra caminhar), você estará se exercitando também – o que vai resultar em menos gordura e músculos mais definidos.

2. Melhora o humor

Chegou em casa irritada ou chateada depois de um dia estressante? Seu companheiro a receberá com tanto carinho que em poucos minutos você nem se lembrará do motivo do mau humor. Mágica? Não, não. Brincar com o pet estimula a produção de diversos hormônios que favorecem o bem-estar.

Leia mais: O que é vaginose bacteriana, uma queixa comum no ginecologista

3. Reduz o stress

Uma maneira eficaz de lidar com o stress do dia a dia é focar a atenção em atitudes prazerosas. “Cuidar de um animal de estimação faz com que você se concentre em outras coisas e se lembre de que a vida vai muito além do trabalho”, diz Yuri Busin, psicólogo e diretor do Centro de Atenção à Saúde Mental – Equilíbrio (CASME), em São Paulo. Além disso, interagir com o bichinho diminui os níveis de cortisol, o hormônio do stress.

4. Alivia sentimentos negativos

Todas nós temos dias mais difíceis que outros. Mas chegar em casa e poder dividir a cama (ou o sofá) com o pet alivia a sensação de aperto no peito por nos fazer sentir que temos um companheiro. “Da mesma maneira que ele sabe que pode contar com você, você sabe que pode contar com ele”, diz Yuri.

Veja aqui: O que você precisa saber sobre aids

5. Protege o coração

Cuidar do bichano, observar o peixe no aquário ou conversar com os passarinhos são atitudes capazes de controlar a pressão arterial e reduzir os níveis de ansiedade. “Ambos fatores são fundamentais para a prevenção de doenças cardíacas”, explica Yuri.

Assine nossa newsletter e fique por dentro das últimas notícias de BOA FORMA

Newsletter Conteúdo exclusivo para você
E-mail inválido warning
doneCadastro realizado com sucesso!

 

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s