Continua após publicidade

A luz da tela do seu celular pode estar prejudicando seus olhos

A exposição excessiva à telinha está relacionada a dores de cabeça, dificuldade para dormir e até perda de visão

Por Caroline Randmer (Colaboradora)
Atualizado em 17 fev 2020, 15h07 - Publicado em 7 set 2017, 13h10
Mulher negra tomando café e olhando o celular
 (Astarot/Thinkstock/Getty Images)
Continua após publicidade

Você é daquelas que começa a manhã checando os e-mails antes mesmo de sair da cama ou passa a última hora do dia conferindo todos os feeds das suas redes sociais favoritas já embaixo das cobertas? Então repense. É que a luz de dispositivos eletrônicos – e isso inclui tanto os celulares quanto os computadores – pode causar um mal danado à visão.

Leia mais: Vitaminas para enxergar melhor (e evitar catarata, olho seco…)

A preocupação da comunidade médica gira em torno da falta de capacidade da córnea de filtrar esse tipo de ondas eletromagnéticas. Isso significa que a superexposição à luz azul emitida pelos gadgets tem o potencial de danificar a retina e causar dificuldade de focar a visão, secura nos olhos, dor de cabeça e até degeneração macular, uma doença que provoca a perda da visão.

Um estudo realizado pela Universidade Harvard, nos Estados Unidos, também comprovou que esse tipo de luz ainda inibe a produção de melatonina, hormônio do sono responsável por, além de garantir uma boa noite de descanso, regular o ritmo circadiano do organismo.

Leia mais: Síndrome do olho seco aflige milhões de brasileiros

Para fugir dessa encrenca toda, a dica é descansar a visão por 20 segundos a cada 20 minutos em frente a uma tela. Vale olhar pela janela ou ao redor do cômodo. O importante é dar um respiro aos olhos. Ah, e lembre-se de piscar, pois quando estamos concentradas demais, é bem possível que esse “detalhe” passe batido.

Outra boa tática é fazer o download de apps que balanceiam a claridade do celular ou usar o modo Night Shift, disponível para iPhone. Mas se você quer colocar em prática a solução mais recomendada pelos especialistas, então cheque seus e-mails e mensagens só depois do café da manhã e desligue o telefone todas as noites aproximadamente uma hora antes de ir para a cama.

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.