O que acontece com a sua pele quando você está estressada

Não é coisa da sua cabeça! Saiba como o emocional pode interferir na saúde da pele

Por Giulia Granchi - 21 Maio 2018, 15h07

Você sempre suspeitou que as mudanças de humor faziam as espinhas – e outras alterações na pele – aparecerem? Então, já pode dar a si mesma o crédito de saber ouvir seu corpo.

A verdade é que a pele tem a mesma origem embrionária do sistema nervoso e, por isso, é altamente sensível às emoções – até mesmo quando não estamos cientes delas. Ela sofre influência direta de substâncias liberadas pelo cérebro em situações de tensão, caso da adrenalina, da noradrenalina e do cortisol. “Sob condições de stress prolongado, a pele também produz suas próprias citocinas e células inflamatórias em resposta a esse estímulo”, explica a dermatologista Marcela Benez, do Rio de Janeiro.

Repare que, quando está irritada, você toca mais vezes no rosto. E isso não é bom. “O ato de coçar, além de machucar a pele e deixá-la mais propensa a infecções, estimula a liberação de mediadores inflamatórios e citocinas que causam ainda mais formigamento”, esclarece Marcela.

O stress ainda pode piorar quadros de doenças dermatológicas, como eczema e psoríase. Nesses casos, a tensão tende a intensificar a coceira e a inflamação, abrindo portas para lesões graves. “Muitas vezes, esses pacientes passam a não responder mais às medicações em uso, sendo necessário trocar para drogas mais fortes, com efeitos colaterais mais severos”, exemplifica.

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Tratamento

Se o stress prolongado está prejudicando sua pele, o primeiro passo é procurar ajuda profissional – tanto de um dermatologista quanto de um psicólogo.

No dia a dia, evite se coçar e se tocar muito. “Além disso, também é indicado usar cremes hidratantes para melhorar a barreira cutânea e diminuir a sensação de coceira”, orienta a dermatologista. E claro: se estiver fazendo algum tratamento, siga-o direitinho. “Outra dica é fazer exercícios físicosjá que a atividade aumenta a produção de endorfina, substância que melhora o humor e o sono e diminui a ansiedade.”

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