Pesquisa aponta os 4 lugares mais sujos da sua cozinha

Estudo feito na Drexel University, nos EUA, descobriu onde as bactérias mais gostam de se esconder

Por Caroline Randmer (Colaboradora) 12 jul 2017, 17h35

1. Geladeira

O principal problema encontrado pelos pesquisadores americanos quando se trata dessas malfeitoras na cozinha diz respeito ao armazenamento dos mais diversos tipos de carne, que acabam contaminando não só o eletrodoméstico em si mas os alimentos que também estão dentro dele. A maneira certa de estocar a carne é na prateleira inferior da geladeira, abaixo de todos os itens prontos para comer, como frutas e vegetais. Outra dica é manter o interior do eletrodoméstico a 4 graus ou menos para evitar a proliferação de bactérias.

2. Esponja

O estudo também descobriu que 64% das esponjas analisadas estavam contaminadas por algum tipo de bactéria. Jennifer Quinlan, uma das autoras do trabalho, ainda esclarece que o perigo vai além da esponja: é que ao usá-las para limpar outras áreas da cozinha, como a pia ou o fogão, os micro-organismos acabam se alastrando e conquistando novos territórios. A saída? Deixe a esponja no micro-ondas por um minuto todos os dias ou lavá-la no lava-louças. Assim você acaba com todos os agentes patogênicos.

Leia mais: Como organizar a lavanderia

3. Pia

Entre as bactérias encontradas em 44% das pias estudadas, estava a temida E. coli, que pode acabar desencadeando intoxicações alimentares graves. Além disso, os pesquisadores perceberam que a pia era o lugar mais visivelmente sujo da cozinha quando compara a outras regiões do cômodo. E a situação era ainda pior quando não havia desinfetante, detergente ou outros produtos de higienização ao redor do local. Então monte uma estaçãozinha da limpeza perto da sua pia e lembre-se de limpá-la regularmente.

Continua após a publicidade

4. Tábua de cortar

Um outro achado da pesquisa foi que 23% das tábuas de cortar não estavam limpas e 76% delas apresentavam vincos ou rachaduras que poderiam servir de morada para bactérias. Para evitar esse transtorno, lave bem o utensílio depois de usá-lo, especialmente se você estiver mexendo com carnes cruas ou vegetais que ainda não foram lavados. Ah, e se você estiver pensando em burlar o jogo e preparar seus alimentos diretamente na pia, saiba que o risco de contaminação vai continuar sendo o mesmo!

  •  

     

    Continua após a publicidade
    Publicidade