Sintomas de desidratação que você deve prestar atenção

Com a chegada do calor, é preciso tomar cuidado redobrado com a ingestão de líquidos

O verão está quase aí, e, com ele, o clima quente e úmido também aparece. Você sabia que essa é a época do ano em que os riscos de desidratação e doenças relacionadas ao calor são maiores? “Por isso, é importante sempre levar uma garrafinha consigo. E ingerir a quantidade de água recomendada por dia”, aconselha a nutróloga Nívea Bordin, da Clínica Leger. Sim, pode parecer óbvio, mas ei, você bebeu água nos últimos 30 minutos? 

De acordo com ela, o volume do líquido que devemos tomar varia conforme o peso da pessoa. Uma mulher de 62 quilos, por exemplo, precisa de 2.170 mililitros de água por dia. “E é claro que existem condições que podem alterar a demanda. Como nas situações em que ficamos muito expostos ao sol, praticamos atividades físicas ou até em casos de queimaduras”, complementa o endocrinologista Renato Zilli, do Hospital Sírio Libanês

Os sintomas mais conhecidos da desidratação são pele seca, dor de cabeça, prisão de ventre, e olhos fundos. Os casos mais graves envolvem a queda na pressão arterial e até desmaios. Mas calma, você não precisa chegar nesse nível para perceber que está desidratada. Preste atenção nos seguintes sintomas: 

Sonolência 

“Em um quadro de desidratação, perdemos sais minerais e líquidos orgânicos, o que consequentemente também diminui o volume do sangue”, diz Nívea Bordin. E com menos sangue, o transporte de oxigênio pelo corpo fica prejudicado, afetando a absorção de nutrientes. Tudo isso pode gerar certa fraqueza e sonolência. 

Suor de menos

Tudo bem, a gente sabe que muita gente gostaria de suar um pouco menos, não é mesmo? Pois saiba que isso é um perigo, e pode indicar a falta de água no organismo. “Inclusive também é comum ter olhos, boca e mucosas mais secas”, afirma a nutróloga. 

Apesar de o doutor Renato explicar que dificilmente você para de suar por completo quando está desidratada, a falta da sudorese aumenta a temperatura corporal, uma vez que a troca de calor com o meio é diminuída. O que também é ruim para os treinos. 

Xixi escuro

Se toda vez que você vai ao banheiro, percebe que a urina está muito amarela e com um cheiro bem forte, fique atenta: o sinal significa que você precisa de mais líquido no corpo. “Xixi muito escuro pode ser causado pelo uso de alguns tipos de medicamentos, mas também é um forte indício de desidratação”, diz o endocrinologista.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s