Continua após publicidade

SP terá semana de conscientização sobre efeitos da endometriose

Lei aprovada em janeiro de 2018 institui a Semana Estadual de Prevenção e Conscientização dos Males Causados pela Endometriose

Por Redação BOA FORMA
Atualizado em 21 out 2024, 17h37 - Publicado em 28 fev 2018, 16h47
Mulher sentindo dor na barriga
 (Srisakorn/Thinkstock/Getty Images)
Continua após publicidade

A endometriose é um dos grandes males da modernidade. Considerada a principal causa de infertilidade, estima-se que ela atinja 7 milhões de mulheres no Brasil. O diagnóstico costuma ser tardio (o que dificulta o tratamento) e as dores causadas pela descamação do endométrio fora do útero atrapalham – e muito! – a rotina de quem convive com o problema.

Para trazer mais informações sobre a doença, o estado de São Paulo vai passar a celebrar, a partir desta quinta-feira (1º), a Semana Estadual de Prevenção e Conscientização dos Males Causados pela Endometriose. A iniciativa veio de um projeto de lei criado pelo deputado Cezinha de Madureira (DEM-SP), que entrou em vigor em 5 de janeiro de 2018.

Assine nossa newsletter e fique por dentro das últimas notícias de BOA FORMA

“A endometriose no Brasil já é considerada um caso de saúde pública, por isso entendemos que essa lei abre um importante caminho para debater e colocar em prática ações que informem a população”, diz Cezinha.

Segundo ele, a ideia é que toda primeira semana de março seja marcada por atividades que alertem para a importância do diagnóstico precoce. “Escolhemos esse mês porque a agenda de discussões em torno de assuntos pertinentes à mulher está em maior evidência”, justifica o deputado.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.