Sabia que chucrute é um ótimo probiótico? Benefícios e como consumir

Prato típico da culinária alemã é um grande aliado da saúde intestinal

Por Giovana Santos
Atualizado em 21 out 2024, 17h30 - Publicado em 5 set 2024, 14h00
prato de chucrute
 (Mirzabey/Freepik)
Continua após publicidade

Sauerkraut, ou chucrute. Você já deve ter ouvido falar do prato típico da culinária alemã, mas será que sabe que ele pode ser um grande amigo do seu intestino?

Isso mesmo. A receita, feita por meio da fermentação natural das folhas frescas do repolho (ou outros vegetais, como a couve), é rica nos chamados probióticos — os “bichinhos” que também estão presentes no iogurte e no kefir, e que contribuem para o equilíbrio da nossa microbiota.

Benefícios do chucrute

1

 

Melhora do trânsito intestinal

Os probióticos contribuem para o equilíbrio da microbiota e bom funcionamento do intestino. Isso sem falar que o repolho é rico em fibras, que ajudam a diminuir o tempo de trânsito intestinal e aumentar a frequência das idas ao banheiro, livrando nosso corpo de toxinas que afetam diretamente a saúde.

2

 

Diminuição do declínio cognitivo

Uma pesquisa divulgada em julho deste ano no congresso americano de nutrição Nutrition 2023 relacionou os probióticos à manutenção da mente saudável no decorrer do avanço da idade.

Continua após a publicidade

Os 169 participantes do estudo, com idade entre 52 e 75 anos, apresentavam comprometimento cognitivo leve e fizeram uso de um tipo de probiótico , o Lactobacillus rhamnosus GG (LGG) por três meses, resultando numa melhora significativa nos testes cognitivos.

3

 

 

Redução do mau hálito

Fato comprovado por uma meta-análise publicada no periódico BMJ Open, os probióticos podem minimizar os incômodos do mau hálito.

De acordo com os resultados deste trabalho, parece que os probióticos (por exemplo, Lactobacillus salivarius, Lactobacillus reuteri, Streptococcus salivarius e Weissella cibaria) podem aliviar a halitose em curto prazo.

Continua após a publicidade
4

 

Sono de qualidade

Já que probióticos ajudam no bom funcionamento do intestino e esse órgão é responsável pela maior parte da serotonina (substância do bem-estar emocional), seu consumo ajuda, ainda, a reduzir a produção do hormônio do estresse (cortisol) e provoca um efeito ansiolítico quando as bactérias do bem estão equilibradas.

Além disso, a melhora no quadro de desintoxicação no organismo faz com que diminua o perfil infamatório que afeta diretamente não só o sono, mas todo nosso metabolismo.

Como consumir chucrute? Receita

Ingredientes:

  • 1 repolho branco ou roxo (ou, se preferir, os dois) grande;
  • 1 1/2 col. (sopa) de sal marinho integral moído (sem aditivos do refinamento);
  • 1 pote de vidro grande com tampa;
  • 1 pedaço de pano fininho (do tipo voal);
  • 1 pedaço de elástico.
Continua após a publicidade

Modo de preparo:

Lave o vidro (enxágue bem para tirar qualquer vestígio de sabão – é importante para que as bactérias boas tenham a chance de crescer ali dentro) e passe água fervente. Higienize o repolho, reserve 3 folhas grandes e corte o restante em tiras. Transfira para uma tigela grande e junte o sal. Misture e aperte o repolho com as mãos por 10 minutos (deve soltar bastante água). Transfira para o vidro e, por cima, acrescente as folhas reservadas. Coloque um peso (pode ser um copo com água), cubra com o pano e prenda com o elástico. Deixe o vidro em um local morno (como um armário) e protegido da luz. Pressione o peso de vez em quando para soltar cada vez mais água. A partir do terceiro dia, o repolho pode ser consumido. Dura até 10 dias na geladeira.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.