Dieta da Longevidade: um guia para uma vida mais longa

Conheça os principais benefícios dessa estratégia alimentar

Por Juliany Rodrigues
24 abr 2025, 10h24
dieta da longevidade
Entenda como funciona a dieta da longevidade | (KamranAydinov/Freepik)
Continua após publicidade

Dieta da Longevidade tem como principal objetivo guiar as pessoas para que elas façam escolhas alimentares mais inteligentes e equilibradas no dia a dia, contribuindo para uma vida que dure bastante e seja saudável.

Desenvolvida por Valter Longo, bioquímico, Ph.D e diretor do Instituto de Longevidade da USC na Escola de Gerontologia Leonard Davis, ela indica consumir uma quantidade maior de vegetais, reduzir ou até mesmo eliminar carne e aves e adotar jejuns periódicos.

Pontos importantes que você precisa saber

Comer vegetais regularmente e diminuir a ingestão de carnes vermelhas é algo que comprovadamente pode trazer benefícios à saúde do nosso corpo.

Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Bergen, na Noruega, e divulgado na revista PLOS Medicine mostrou que fazer isso pode aumentar a expectativa de vida em até 13 anos, especialmente quando essas mudanças são adotadas ainda na juventude.

Em relação aos jejuns periódicos, diversas pesquisas têm sido conduzidas para investigar seus impactos no organismo. Alguns achados sugerem que eles podem auxiliar em processos reparadores, reduzir a gordura e minimizar os riscos de doenças.

No entanto, ainda não está claro se uma dieta que imita o jejum pode realmente colaborar para a longevidade. Também é importante dizer que nem todo mundo pode incluir essa estratégia no dia a dia, ela apresenta riscos e deve ser feita com o acompanhamento de um profissional.

Outro ponto que deve ser mencionado é que mais pesquisas ainda são necessárias para descobrir se a Dieta da Longevidade proposta por Valter Longo de fato funciona.

Continua após a publicidade

Apesar de parecer uma proposta interessante, ainda há poucos estudos realizados por cientistas independentes que comprovem que esse método em específico realmente ajuda os indivíduos a viverem mais. Até o momento, a maioria dos resultados obtidos vem de pesquisas organizadas pelo próprio fundador da dieta.

Então, aqui vai um alerta importante: antes de incluir qualquer plano alimentar na sua rotina, como a Dieta da Longevidade, consulte um especialista!

Como funciona a Dieta da Longevidade?

Apesar de priorizar o consumo de alimentos de origem vegetal, a Dieta da Longevidade permite o consumo de frutos do mar com baixo teor de mercúrio e pequenas quantidades de carne e laticínios preparados com leite de cabra.

Também envolve seguir um plano alimentar que simula um jejum de cinco dias várias vezes ao ano.

Durante esse período de jejum, a ingestão de alimentos é restrita, focando na ingestão de vegetais, nozes e sementes. As calorias consumidas por dia podem variar entre 800 a 1100 calorias, sendo que aproximadamente 45% delas vêm de gorduras saudáveis, 10% de proteínas e 30% de carboidratos.

Continua após a publicidade
  • O que pode comer

Entre os alimentos recomendados na dieta estão:

  • Folhas verdes
  • Vegetais ricos em fibras
  • Feijões e leguminosas
  • Nozes
  • Frutas frescas
  • Azeite de oliva

A respeito do preparo de alimentos na Dieta da Longevidade, não existem regras rígidas, porém é melhor cozinhar no vapor, grelhar e refogar.

Para quem tem menos de 65 anos, o método afirma que o ideal é limitar a ingestão de proteínas a 0,31 a 0,36 gramas por quilo de peso corporal. Idosos podem consumir um pouco mais.

Continua após a publicidade
  • O que deve ser evitado

Carnes, aves, açúcar processado, gorduras saturadas e laticínios devem ser evitados na Dieta da Longevidade, uma vez que apresentam um alto teor de gordura saturada.

A recomendação é limitar ao máximo a ingestão desses alimentos, comendo-os apenas em pequenas quantidades. Outra sugestão é substituir os derivados de leite de vaca por opções feitas com leite de cabra.

Quais os benefícios da Dieta da Longevidade?

Uma pesquisa realizada nos Estados Unidos, da qual o Dr. Longo também fez parte, relacionou a alta ingestão de proteína animal ao surgimento de condições cardiovasculares.

Em contrapartida, os resultados do estudo associaram a alta ingestão de proteína vegetal a um menor risco de morte por todas as causas, principalmente em pessoas que já apresentavam um estilo de vida menos saudável, como o sedentarismo.

Continua após a publicidade

Valter também examinou os benefícios de dietas que imitam o jejum e, de acordo com as conclusões dele, essas estratégias podem auxiliar na melhora da pressão arterial e dos níveis de glicose no sangue.

Por fim, a Dieta da Longevidade pode ajudar indivíduos que querem emagrecer, assim como qualquer outro plano alimentar que se baseie no consumo de vegetais, frutas e grãos integrais.

Acompanhe o nosso WhatsApp

Quer receber as últimas dicas e matérias incríveis de Boa Forma direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.

 

 

 

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.