Continua após publicidade

Sorvete na dieta? Nutri explica como adicionar neste verão!

Nada melhor do que se refrescar com um sorvete no verão. Veja as dicas da nutricionista para adicioná-lo à dieta sem prejudicar sua alimentação equilibrada

Por Ana Paula Ferreira
4 jan 2024, 10h00

Não dá para negar que os dias de calor costumam pedir um sorvetinho para refrescar. No entanto, muitas pessoas ainda pensam que, para manter a forma durante o verão, não é possível adicionar o sorvete na dieta.

“A verdade é que adotar uma alimentação mais saudável e equilibrada não significa necessariamente ter que abrir mão dos pratos que você gosta. Isso porque fazer substituições inteligentes e prestar atenção nas escolhas do dia a dia, além de manter uma boa rotina de exercícios, é possível continuar desfrutando de pratos saborosos e ainda cuidar do bem-estar do corpo”, explica a nutricionista Beatriz Schwan, parceira da marca Perfetto.

Segundo ela, é possível sim manter o sorvete na rotina de forma equilibrada, inclusive nas refeições antes ou depois do treino. A seguir, ela explica como!

Como adicionar o sorvete na dieta

1
Continua após a publicidade

Pré-treino

“A refeição pré-treino fornece a energia necessária para sustentar a atividade física. Os carboidratos presentes na refeição são convertidos em glicogênio, que é a principal fonte de combustível para os músculos em movimento”, aponta Beatriz.

Uma refeição pré-treino que inclua carboidratos pode ajudar a evitar estimular o catabolismo muscular e consequentemente a perda de massa magra. Este aporte de energia é importante especialmente durante treinos prolongados.

Diante disso, a nutricionista sugere substituir a tapioca ou fatias de pão, que são alimentos bastante consumidos, por uma porção de sorvete de açaí, de preferência aqueles que tragam bananas in natura em sua composição.

Continua após a publicidade

“Essa substituição é uma excelente maneira de adicionar mais variedade à dieta, incorporando alimentos frescos e naturais. Os antioxidantes presentes no açaí ajudam a combater os radicais livres, contribuindo para a prevenção de doenças e o envelhecimento precoce das células”, ela afirma.

E continua: “Além disso, as fibras auxiliam na saúde digestiva, promovendo um trânsito intestinal saudável e evitando desconfortos. A energia de qualidade que o açaí proporciona é liberada de maneira gradual, fornecendo um impulso duradouro para o treino e suas atividades diárias”.

2

Pós-treino

Continua após a publicidade

Após um treino intenso, o corpo “pede” por nutrientes que ajudem na recuperação muscular e na reposição de energia. “Tradicionalmente, muitos recorrem a shakes de whey protein para atender a essas necessidades. Mas, já pensou em saborear um sorvete após o exercício? Essa substituição não é somente possível, como também pode ser altamente benéfica.”

Após o treino, o organismo pode entrar em um estado catabólico, onde ocorre a degradação muscular para obter energia. Uma refeição pós-treino ajuda a interromper esse processo, fornecendo nutrientes que mantêm o corpo em um estado mais anabólico, promovendo a construção muscular em vez da degradação.

A proteína do whey é preservada no sorvete, fornecendo os aminoácidos necessários para reparar e reconstruir os músculos. “Uma dica é adicionar banana ou frutas secas para aumentar o valor nutricional do sorvete, fornecendo ainda mais fibras, vitaminas e minerais essenciais”, orienta a nutricionista.

3
Continua após a publicidade

Almoço e jantar

“Algumas pessoas acreditam que tomar suco após a refeição pode ajudar na digestão e absorção dos nutrientes dos alimentos sólidos. Porém nem sempre isso procede. Um exemplo são indivíduos com gastrite ou refluxo, que podem sentir incômodo ao ingerir líquidos junto com as refeições. Neste caso, uma opção de substituição, que pode servir até de sobremesa, são os picolés de fruta”, afirma Beatriz.

Segundo ela, substituir 200ml de suco por um picolé de fruta é uma ótima opção para saborear. “Enquanto o suco frequentemente contém açúcares adicionados e uma quantidade concentrada de calorias, o picolé de fruta oferece uma alternativa menos calórica.”

Além disso, o picolé também contribui para a hidratação, especialmente em climas quentes, e fornece vitaminas essenciais encontradas nas frutas. Esses nutrientes desempenham um papel vital na manutenção da saúde geral, na função imunológica e no bom funcionamento do organismo.

Continua após a publicidade
4

Lanche da tarde

“Fazer lanches regulares pode auxiliar o metabolismo, garantindo que seu corpo esteja constantemente recebendo nutrientes para funcionar de maneira eficaz. Isso pode contribuir para a perda de peso ou manutenção do peso saudável”, conta Beatriz.

Um lanche nutritivo pode ser uma oportunidade para aumentar a ingestão de nutrientes essenciais, como vitaminas, minerais, fibras e proteínas, que desempenham papéis vitais na saúde e no funcionamento do corpo. Ficar com muita fome entre as refeições principais pode levar a escolhas alimentares impulsivas e menos saudáveis. Um lanche da tarde nutritivo pode ajudar a prevenir essas compulsões alimentares, promovendo escolhas conscientes.

Mais uma vez o sorvete pode ser uma boa alternativa, especialmente os que mesclam proteína do leite e frutas roxas, que são uma fonte concentrada de antioxidantes, fibras e ácidos graxos essenciais. Esses nutrientes não apenas contribuem para uma pele saudável e uma digestão eficiente, mas também auxiliam na promoção da saúde cardiovascular. O leite enriquece o lanche com proteínas de alta qualidade. As proteínas são fundamentais para a recuperação muscular, manutenção da saciedade e apoio ao desenvolvimento muscular, especialmente para aqueles envolvidos em atividades físicas.

Publicidade