Continua após publicidade

Vinagre de maçã: os benefícios para a saúde

Será que realmente há vantagens em ingerir o vinagre como bebida? Descubra porque Kourtney Kardashian e Jennifer Aniston o elegeram como milagroso

Por Juliana Vaz
4 fev 2023, 08h55

Em algum ponto entre o óleo de coco e a couve-flor, o vinagre de maçã se tornou o alimento da moda no mundo do bem-estar. Kourtney Kardashian bebe duas vezes por dia, Victoria Beckham consome duas colheres de sopa com o estômago vazio, Jennifer Aniston toma pela manhã e a modelo Miranda Kerr jura que ajuda a digestão.

Publicidade

Há quem engula um copo dele diluído em água ou misturado a outras bebidas, como chá.  

Publicidade

Ele é feito a partir do suco da fruta que é fermentado por leveduras, resultando em uma substância com 95% água e 5% de ácido acético, além de minerais e vitaminas. 

Informações Nutricionais do vinagre de maçã

Publicidade

Ele contém quantidades mínimas de carboidratos, vitaminas e minerais, como cálcio, magnésio e ferro, de acordo com o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA).

Continua após a publicidade

Benefícios para a saúde

Publicidade

Cesta com vinagre de maça e frutas em bancada

Apesar do burburinho sobre seus benefícios, ele deve ser consumido em pequenas quantidades.

Publicidade

Um estudo com animais publicado no The British Journal of Nutrition descobriu que ratos que tinham ácido acético, o principal componente do vinagre, reduziram o mau colesterol e aumentaram o colesterol bom. Contudo, este foi um estudo de ratos, por isso é difícil dizer se o mesmo se aplica às pessoas. A evidência em humanos é escassa.

Continua após a publicidade

As maçãs, que são usadas para fazer vinagre, contém antioxidantes chamados flavonoides. Eles podem ajudar a proteger contra o estresse oxidativo, uma forma de dano celular que pode aumentar o risco de doenças crônicas (como doenças cardíacas e câncer) ao longo do tempo.

Publicidade

Porém não está claro quanto desses flavonoides são retidos após o processo de fermentação. Se você deseja aumentar a ingestão de antioxidantes, é melhor comer maçãs inteiras.

O próximo na lista de potenciais benefícios do vinagre de maçã é a promoção da saúde intestinal. O vinagre de maçã é fermentado, o que significa que foi quimicamente alterado por bactérias. O processo de fermentação pelas bactérias do ácido acético produz um acúmulo de nutrientes chamado de “mãe”. Esses nutrientes incluem probióticos, que são bactérias benéficas para o organismo. Esses micróbios ajudam a saúde intestinal aumentando a proporção de bactérias boas no intestino

Mas vale ressaltar que apesar do processo de fermentação, o vinagre de maçã não é considerado um alimento probiótico na mesma categoria que o iogurte ou o kefir e kombucha.

Continua após a publicidade

Acredita-se que o ácido acético (que, novamente, é o principal componente do vinagre) ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue. Isso pode acontecer porque melhora a sensibilidade à insulina, então as células absorvem glicose de forma mais eficiente e não perduram na corrente sanguínea, resultando em menos picos de açúcar no sangue. 

Tais picos de açúcar podem aumentar o risco de diabetes tipo 2 – ou complicações como doenças cardíacas e problemas renais se você já tiver diabetes. Além disso, o ácido acético suprime a atividade da dissacaridase, uma enzima que quebra os açúcares para absorção, de acordo com o artigo mencionado no International Journal of Diabetes Research. Restringir sua atividade pode frear os picos de açúcar no sangue, potencialmente oferecendo alguma proteção contra o diabetes.

Um estudo publicado no The American Journal of Clinical Nutrition afirma que ingerir o vinagre de maçã em uma refeição rica em carboidratos mostrou uma redução significativa nos níveis de açúcar no sangue e de insulina após a refeição. 

Algumas pesquisas mostram que pode reduzir o risco de doenças cardíacas, porém são estudos realizados em animais. Por exemplo, em um estudo publicado no Pakistan Journal of Biological Sciences, o vinagre de maçã reduziu o colesterol LDL e aumentou o colesterol HDL (“bom”) em ratos. Da mesma forma, outro estudo publicado no Journal of Advances in Biology & Biotechnology descobriu que o vinagre de maçã diminui os níveis gerais de colesterol em ratos. Atualmente, não há evidências fortes de que o consumo de vinagre de maçã realmente diminua o risco de doenças cardíacas em humanos.

Continua após a publicidade

Riscos potenciais do vinagre de maçã

Como escolher e usar

Tanto o vinagre de maçã não filtrado quanto o filtrado também podem ser pasteurizados ou tratados termicamente para destruir micróbios, como leveduras e bactérias. Isso inclui bactérias vivas, como a mãe, de acordo com a West Virginia University.

Portanto, o vinagre de maçã rotulado como “pasteurizado” provavelmente não conterá esse micro organismos, enquanto as versões não pasteurizadas (também conhecidas como cruas) provavelmente, sim. Se a qualidade nutricional é prioridade, opte por essa versão. 

Continua após a publicidade

Algumas maneiras saborosas de usar o vinagre de maçã no preparo dos alimentos

Com condimentos: um pouco de vinagre de maçã pode iluminar uma miríade de condimentos, de vinagretes picantes a molhos. Por exemplo, uma receita fácil de molho para salada com três ingredientes: vinagre de maçã, tahine e mel.

Em marinadas: use o vinagre de maçã em marinadas de peixe ou frango. Você pode até adicionar um sabor picante a uma marinada de tofu, caso não consuma carne.

Misturado em lentilhas: dê um grau no seu próximo prato de lentilha. Ácidos como o vinagre de maçã são um match perfeito para as lentilhas, pois aumentam o sabor de leguminosas. Antes de servir sopa de lentilha quente, adicione uma ou duas colheres de sopa de vinagre.

Publicidade
Publicidade