Imagem Blog

BOA FORMA responde

Vamos atrás dos melhores especialistas para tirar suas dúvidas
Continua após publicidade

Tomar creatina vai me deixar inchada?

Por Dr. Renato Lobo
19 jun 2023, 08h30

A creatina é uma proteína que é encontrada naturalmente dentro de um músculo. Você pode obtê-la através da produção, que já acontece dentro do fígado, sendo que, a outra metade da produção você consegue através da alimentação com o consumo de produtos de origem animal, que incluem carne bovina, peixe, carne suína, frango, entre outros. Mas é possível suplementá-la para ficar com níveis maiores.

Tanto no corpo feminino quanto no masculino a creatina tem o mesmo efeito: ajudar no ganho de massa muscular, hipertrofia, a emagrecer sem perder músculo, evitando a flacidez e aquele aspecto de “murcho”.

O inchaço supostamente causado pela creatina é um mito importante para desmistificar. Na verdade, acontece um aumento de água corporal com o uso da creatina, porém, sempre que você ganha músculo, existe automaticamente esse aumento de água corporal, porque o músculo é um tecido mais hidratado, ou seja, tem mais água.

Então existe um aumento de água, mas também existe um aumento de músculo, o que não é retenção de líquido. Além disso, o uso da creatina não apresenta nenhuma relação com problemas e pedras nos rins.

Continua após a publicidade

Quando é realizado o exame de bioimpedância, que analisa a composição corporal (quantidade de músculo e de água, por exemplo), antes de tomar creatina e depois – você vê um ganho de massa muscular e, consequentemente, um ganho de líquido, mas ele fica dentro do músculo, diferentemente da retenção, que acontece quando o líquido fica fora das células.

O líquido fora das células, que acontece na retenção, pode ser percebido ao apertar a perna e ela ficar inchada com “aquele buraco do dedo” na região que foi pressionada, o que não é perceptível quando a água está dentro do tecido, ou seja, do músculo.

Existem diversos benefícios que a creatina proporciona, entre eles estão:

Continua após a publicidade

Idosos e pessoas acamadas, ainda que não estejam em condições de realizar atividades físicas, podem evitar perder massa muscular com a creatina enquanto estão doentes.

Respondido por:

Dr. Renato Lobo, diretor-executivo da clínica Sculpté, em São Paulo, médico pela USP
(Universidade de São Paulo) e pós-graduado em nutrologia pela Abran (Associação Brasileira de
Nutrologia)

Publicidade