4 dicas práticas para um detox no organismo depois do Carnaval

Passou o fim de semana todo curtindo a folia? Saiba como colocar a saúde em dia com atitudes simples

1. Beba muita água

Ela é fundamental para hidratar o corpo depois da alimentação irregular e da ingestão excessiva de álcool. “A água ajuda a eliminar toxinas e a reduzir a retenção de líquido”, explica Paula Vasconcelos, nutróloga do Espaço Volpi, em São Paulo. Por isso, se você passou os últimos dias exagerando nos quitutes gordurosos e drinques, aposte nesse líquido poderoso. Se quiser potencializar ainda mais seu efeito detox, adicione ao copo o suco de um limão.

Veja também

2. Movimente-se

Acordou sentindo dores em lugares que nunca havia prestado atenção? Os músculos doem e a cabeça está explodindo? Então respire fundo, resista à vontade de voltar para a cama e passar o dia sob os lençóis e coloque o esqueleto para se mexer. “Exercícios leves estimulam o organismo a fazer uma faxina interna e a eliminar substâncias nocivas”, diz Paula. Vale caminhar com seu cachorro, dar uma volta no shopping ou fazer uma sessão de alongamento em casa.

Assine nossa newsletter e fique por dentro das últimas notícias de BOA FORMA

3. Evite certas frutas

Por serem ricas em fibras, maçã, pera, manga, abacaxi e frutas secas estão no time que contribui para o aumento de gases e inchaço – problemas que costumam dar as caras depois de um dia regado a indulgências e álcool. “As fibras acabam fermentando quando chegam ao intestino”, esclarece Paula.

Mas isso não quer dizer que elas devem ser excluídas da dieta, ok? A dica vale apenas se você estiver sentindo esses incômodos. Nos primeiros dias pós-festa, o ideal é apostar em açaí e melancia – opções com menos fibras. A melancia ainda tem a vantagem de ser rica em água, importante para eliminar os excessos.

Veja também

4. Consuma erva-doce

A planta possui ação calmante, diurética e ainda dá uma força na digestão, aliviando a sensação de azia e peso no estômago. “Além disso, o chá de erva-doce também alivia dor de cabeça e modula a absorção de nutrientes após a folia”, explica Julianna Martins, nutricionista da Estima Nutrição, em São Paulo.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s