Incluir frutas e vegetais na dieta pode ir além do corpinho bonito

Além de deixar as curvas em dia, seguir uma alimentação saudável pode oferecer benefícios extras para o seu cérebro! É o que mostra esta nova pesquisa

Se você é adepta da dieta mediterrânea ou segue uma alimentação regrada – que inclui frutas, legumes, verduras e oleaginosas – e com pouca carne processada, pode comemorar: você tem menos chances de desenvolver depressão. Foi o que concluiu um estudo da Universidade de Las Palmas de Gran Canaria, na Espanha.

A pesquisa, realizada com 15 mil voluntários, comparou três dietas diferentes: a mediterrânea, a pró-vegetariana e a Alternative Healthy Eating Index (uma dieta saudável baseada na pirâmide alimentar padrão). Para avaliar os cardápios, os participantes utilizaram um sistema de pontuação, que funcionava da seguinte forma: os alimentos com as maiores notas eram consumidos com mais frequência. Nesta fase, carne e doces ganharam pontos negativos. Já as castanhas, frutas e verduras foram marcadas como positivas.

Para Almudena Sanchez-Villegas, chefe do estudo, o objetivo era entender o papel que a nutrição desempenha na saúde mental, já que a ciência acredita que determinados hábitos alimentares podem proteger o cérebro. Com isso, quem aposta em alimentos ricos em nutrientes, como ômega-3, vitaminas e minerais, diminui o risco de desenvolver depressão.

Vale ressaltar que, segundo os pesquisadores, o risco só apresenta uma queda quando os participantes começam a seguir uma dieta saudável. Isso até nos casos em de adesão moderada. Ou seja, para cuidar da saúde mental, você não precisa seguir uma dieta rigorosa, basta incluir ingredientes saudáveis no cardápio. Assim, fica mais fácil criar novos hábitos

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s