O que acontece quando você não come após o treino

Existem vários (e bons!) motivos para você se preocupar com sua alimentação depois da malhação - muito além da barriga roncando!

A maioria dos nutricionistas recomenda consumir algo antes e depois de um treino. Isso porque sem glicogênio (a energia vinda dos carboidratos), o corpo tem mais dificuldade de queimar gordura. Pior, rouba proteína da massa magra para usar como combustível. E aí lá se vai o músculo e a gordura fica. Se você não tem um lanche prático na bolsa, saiba que a falta de ingestão dos nutrientes pode, na verdade, sabotar seus objetivos fitness.

Veja também: Este shake de maracujá vai turbinar o seu pós-treino

Em alguns casos, o organimo sente o famoso cansaço, mas em outros você pode ficar desorientada por conta da hipoglicemia (baixa de açúcar no sangue), que provoca tontura e até desmaio. Além disso, o corpo pode sofrer lesões porque a falta de nutrientes impossibilita que o músculo se recupere corretamente após o treino.

Vale lembrar que os alimentos também contém eletrólitos, sais minerais que o nosso corpo necessita para manter os músculos e nervos funcionando corretamente. Em casos raros, a falta de eletrólitos pode desequilibrar os impulsos elétricos que mantêm o coração batendo no ritmo certo, levando ao fenômeno de batimento cardíaco irregular. Se você suou muito durante o treino, por exemplo, precisa repor o cálcio, o sal e o potássio perdidos no exercício. Após o treino (e durante também!) beba muuuita água. A hidratação é essencial para repor o líquido perdido através da transpiração.

E mais: Lanches para antes e depois da malhação

Resumindo: pular uma refeição pós-treino não deve acontecer com frequência em sua rotina fitness. Manter hábitos saudáveis ​​é a maneira mais fácil de evitar o cansaço e as lesões. Lembre-se que o exercício deve ser divertido e trazer apenas benefícios positivos para a saúde. 

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s